Conteúdo

Ação pioneira no distrito de Braga junta 15 equipas de sapadores florestais

Ação de formação para todas as equipas de sapadores florestais

17 de maio, 2016
Ação de fogo controlado
O concelho de Cabeceiras de Basto acolhe amanhã, dia 18 de maio, uma ação pioneira no distrito de Braga que irá juntar 15 equipas de sapadores florestais, num total de 75 sapadores e de vários técnicos credenciados, organizada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), com o apoio do Município Cabeceirense e do seu GTF – Gabinete Técnico Florestal e com a colaboração dos Baldios do concelho.
A iniciativa consiste numa ação de formação para todas as equipas de sapadores florestais do distrito de Braga em contexto de fogo controlado a realizar-se no Perímetro Florestal da Serra da Cabreira, em Cabeceiras de Basto.

Esta iniciativa reveste-se de grande importância quer ao nível da defesa da floresta contra incêndios, quer no que toca ao aprofundamento técnico a ter nas ações de apoio ao combate da próxima época de incêndios florestais.

A Câmara Municipal congratula-se por acolher esta iniciativa pioneira que junta todas as equipas de sapadores florestais numa ação de fogo controlado que é uma importante ferramenta da silvicultura preventiva que consiste no uso do fogo sob condições, normas e procedimentos previamente definidos no Plano de Fogo Controlado.

Esta ação é fundamental para a prevenção de incêndios, diminuindo a área percorrida anualmente por estes com a manutenção de cargas de combustíveis florestais abaixo de níveis críticos.

De salientar, ainda, que as equipas de sapadores florestais constituem-se como uma mais-valia no reforço das estruturas de prevenção e de combate a incêndios, numa ação conjugada de esforços das diferentes entidades empenhadas na defesa da floresta contra os incêndios.

Scroll