Câmara Municipal promove Seminário «Portugal 2020 - Apoio às Empresas»
Seminário sobre o modelo de funcionamento do Novo Quadro Comunitário de Apoio
2 de maio, 2016
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto encontra-se a promover o Seminário ‘Portugal 2020 - Apoio às Empresas’, uma iniciativa que decorre no próximo dia 3 de maio, terça-feira, na Casa do Povo do Arco de Baúlhe, a partir das 15h00, e que tem como destinatários os empresários e os potenciais investidores.
São objetivos deste seminário proporcionar aos participantes um conhecimento mais aprofundado sobre o modelo de funcionamento do Novo Quadro Comunitário de Apoio e seus principais programas de incentivo ao investimento das empresas.
O programa, cuja sessão de abertura estará a cargo do presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, contará com a intervenção do Prof. Dr. Emídio Gomes, Gestor do Norte 2020 e presidente da CCDRN – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. Após um período de debate, para as 16h00 está prevista uma comunicação sobre os ‘Novos incentivos às empresas no âmbito do Portugal 2020’ da responsabilidade da CCDRN - Unidade de Apoio aos Sistemas de Incentivo das Empresas, seguindo-se a apresentação de um caso de sucesso.
No âmbito deste seminário estão também previstas outras ações, designadamente uma reunião de trabalho com o Executivo Municipal e ainda uma visita ao edifício dos Paços do Concelho e centro histórico da vila.
O Município, ciente do seu papel dinamizador, pretende dar um novo elã à economia de Cabeceiras de Basto, promovendo os seus recursos e estimulando o empreendedorismo. É aqui que reside a importância da realização deste seminário que proporcionará o debate sobre os desafios e as oportunidades para desenvolver Cabeceiras de Basto, informando, em simultâneo, os empresários e os potenciais investidores sobre as linhas de financiamento disponíveis para apoio às empresas no âmbito do Portugal 2020.
A este propósito e na lógica da aproximação do Município aos empresários, de referir que está a ser criado o GAE - Gabinete de Apoio ao Empresário para apoiar a modernização e expansão do tecido empresarial do concelho; disponibilizar ferramentas para potenciar negócios; facilitar a captação de investimento estratégico; sensibilizar e formar os interessados em melhorar a sua capacidade de gestão, assim como, a capacidade de resposta a eventuais oportunidades.