Conteúdo

Comissão Municipal de Segurança reuniu em Cabeceiras de Basto

Presidente da Câmara tomou em devida nota todas as preocupações

20 de abril, 2016
Brasão de Cabeceiras de Basto
Reuniu ontem, dia 19 de abril, no edifício dos Paços do Concelho, a Comissão Municipal de Segurança, uma reunião muito participada que foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves.

Nesta reunião, o coordenador da Polícia Municipal apresentou o relatório de atividades relativo ao último ano.
Foi sublinhando, entre outras ações de fiscalização, regulação de trânsito, apoio aos transportes escolares, sensibilização de públicos específicos acerca de matérias de segurança, o acompanhamento da destruição de mais de 100 ninhos de vespa velutina destruídos no concelho.

O comandante da GNR apresentou o relatório referente à sinistralidade, aproveitando a oportunidade para sugerir algumas melhorias em determinadas infraestruturas rodoviárias.
Na oportunidade, o Comandante Operacional Municipal, Duarte Ribeiro, falou sobre as atividade mais relevantes levadas a efeito pela Proteção Civil Municipal, com destaque para os trabalhos realizados no âmbito das intempéries que atingiram o nosso território e que causaram avultados danos nas estradas, muros e taludes.

O Comandante Operacional Municipal deu, ainda, conta dos investimentos feitos pela Câmara Municipal no que toca à aquisição de uma viatura para a Proteção Civil e respetivos equipamentos de comunicação, bem como a compra de um espalhador de sal para acudir às situações de gelo ou neve nas estradas.

No decorrer desta reunião, foram, ainda, referidas outras preocupações, nomeadamente com o estado de conservação de algumas estradas e a necessidade de melhorar alguma sinalização vertical. Outra preocupação manifestada está relacionada com o ruído dos estabelecimentos de animação noturna.

O presidente da Câmara Municipal tomou em devida nota todas as preocupações manifestadas pelos membros da Comissão, encaminhando todos os assuntos para os respetivos serviços competentes.

No que se refere ao ruído noturno, o edil fez saber que esteve em discussão pública, até ao dia 5 de abril, o novo Regulamento dos Horários de Funcionamento dos Estabelecimentos Comerciais e de Prestação de Serviços que será brevemente aprovado. Com a aprovação deste regulamento, entrarão em vigor novos horários, minimizando, assim, os problemas dos ruídos até altas horas da noite.

De salientar que cabe à Comissão Municipal de Segurança, que integra autarcas e agentes sociais e educativos, de segurança, associativos e empresariais, entre outros, tomar conhecimento da situação de segurança na área do município, formular propostas de soluções, promover a discussão sobre medidas de combate à marginalidade e à exclusão social e ainda aprovar os pareceres e solicitações relacionados com as questões de segurança e inserção social.
Scroll