Secretário de Estado das Autarquias Locais inaugurou Variante à EN 205
Estrada entre a rotunda de Lameiros e a rotunda de Barbeito permite ligação rápida à autoestrada
18 de abril, 2016
O Secretário de Estado das Autarquias Locais, Dr. Carlos Miguel, presidiu no dia 16 de abril, à cerimónia de inauguração da Variante à EN 205, entre a rotunda de Lameiros e a rotunda de Barbeito. Dezenas de cabeceirenses concentraram-se na rotunda de Barbeito onde foi descerrada a placa alusiva à inauguração da estrada e rotunda, momento abrilhantado pela atuação do Jogo do Pau de Abadim.
Nesta cerimónia marcaram presença o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, todos os vereadores, o representante do presidente da Assembleia Municipal, Dr. Mário Machado, bem como os presidentes das Juntas de Freguesia, entre outros autarcas. Marcaram também presença neste evento o secretário executivo da CIM do Ave, Eng. Gabriel Pontes, bem como o representante do Comandante do Destacamento Territorial de Braga da GNR, Capitão Rui Cardona, entre outros convidados.
De salientar que devido às más condições climatéricas que impossibilitaram os discursos ao ar livre, as alocuções do presidente da Câmara e do Secretário de Estado ocorreram no Salão Nobre da Câmara Municipal. No edifício dos Paços do Concelho, a comitiva foi recebida pelos Zés Pereiras de Basto.
Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal destacou a importância do troço agora inaugurado que “atravessa o eixo mais populoso do nosso território, permitindo assim encurtar distâncias, aumentar a segurança rodoviária e o conforto dos seus utilizadores”.
Referindo-se ao importante trabalho dos seus antecessores, o qual enalteceu e agradeceu, o presidente da Câmara disse: “a mim coube-me, quase e apenas, concluí-la e pô-la ao serviço das pessoas”. Francisco Alves realçou ainda a postura de todo o executivo camarário que permitiu resolver alguns problemas que surgiram no decurso da obra.
“Investimos nesta estrada 2,4 milhões de euros, tendo beneficiado de um apoio comunitário no montante aproximado de 850 mil euros. Portanto, um esforço do orçamento municipal muito significativo de mais de um milhão e meio de euros”, sublinhou o edil.
Francisco Alves disse que “ser autarca e estar ao serviço das pessoas é um privilégio, que exige muito trabalho e dedicação e que por mais preocupações e problemas que surjam, o momento em que vemos a obra concluída e a inauguramos é um momento de enorme satisfação que nos faz esquecer as adversidades”.
A propósito da rotunda, cujo elemento decorativo alude ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos, o presidente da Câmara evidenciou a importância da Candidatura do Nosso Mosteiro à Lista Indicativa a Património da UNESCO - uma candidatura dos 16.700 Cabeceirenses que foi abraçada por todos.
Na sua intervenção, o Secretário de Estado das Autarquias Locais, Dr. Carlos Miguel, elogiou a obra levada a efeito pela Câmara Municipal, destacando este investimento como um sinal de “ousadia” por parte dos autarcas de um Município que apresenta “uma boa saúde financeira”.
Sublinhou, também, o relevante papel das autarquias e dos seus autarcas, desde há muitos anos, no apoio às empresas e aos empresários, seja na concretização de feiras de promoção dos produtos e dos territórios, seja na melhoria das acessibilidades e outras infraestruturas, trabalho que não tem sido valorizado como tal.
Referindo-se à Candidatura do Mosteiro a Património Cultural da Humanidade, o governante desejou “uma boa caminhada” para este projeto que assenta num princípio de que “os territórios se constroem e se afirmam pela diferenciação”.
A variante à EN 205, entre a rotunda de Lameiros e a rotunda de Barbeito, na União de Freguesias de Refojos de Basto, Outeiro e Painzela, investimento hoje inaugurado, beneficiou de apoio comunitário através do Programa ON.2 – O Novo Norte.
Trata-se de uma estrada que se encontra já ao serviço das populações, com 1,450 Km, que completa a ligação rápida entre o Nó da Autoestrada (A7), localizado no Arco de Baúlhe e a vila de Cabeceiras de Basto, atravessando o eixo mais populoso e desenvolvido do concelho e fazendo também a ligação das duas maiores zonas industriais à autoestrada e aos aglomerados populacionais mais importantes.
No final da cerimónia, o Secretário de Estado das Autarquias Locais visitou o Mosteiro de S. Miguel de Refojos.