Mês da Prevenção de Maus Tratos na Infância em Cabeceiras de Basto
7 de abril, 2016
A CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cabeceiras de Basto em parceria, entre outras, com as entidades que constituem a Comissão Alargada, promove durante este mês de abril um vasto conjunto de ações, no âmbito da iniciativa “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”.
Um mês de grande atividade que pretende alertar e consciencializar a comunidade para o seu importante e imprescindível papel na prevenção do abuso infantil.
No passado dia 4 de abril o CTCMCB – Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, organizou um Flash Mob que integrou a campanha do “Laço Azul”, envolvendo os alunos das Escolas Básicas de Cabeceiras de Basto e do Arco de Baúlhe e do Externato de S. Miguel de Refojos, iniciativa que pretendeu chamar a atenção para os valores do respeito pela dignidade da pessoa humana, entre outros.
No dia 5 de abril e com a colaboração da GNR – Escola Segura, os alunos do 3º ano do Centro Escolar P. Dr. Joaquim Santos participaram num simulacro de uma Operação Stop com o objetivo de alertar estes jovens para a cidadania e o respeito pelo cumprimento de regras indispensáveis para a vida em comunidade.
Sob o lema ‘A melhor forma de tratar o problema é impedir que aconteça’ estão previstas outras ações tais como, a construção de um Puzzle Gigante nos Jardins de Infância, intervenções teatrais pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, a comemoração do Dia Mundial do Sorriso nas escolas, uma sessão de ‘Bullying e Cyberbullying’ na Escola Básica do Arco de Baúlhe e uma sessão sobre ‘Internet Segura’ na Escola Básica de Cabeceiras de Basto.