Quinta e sexta-feira dedicadas às comemorações do Dia Mundial da Árvore
Atividades diversificadas e destinadas aos diferentes públicos
16 de março, 2016
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto leva a efeito amanhã e sexta-feira, dias 17 e 18 de março, as Comemorações do Dia Mundial da Árvore, em vários locais do concelho. Com esta iniciativa pretende-se divulgar o importante papel da floresta e sensibilizar a comunidade para a sua preservação e promover os nossos espaços florestais incentivando à plantação de espécies autóctones.
Note-se que a população infantil e sénior participará nas Comemorações do Dia Mundial da Árvore através de atividades diversificadas e destinadas aos diferentes públicos.
Amanhã, dia 17 de março, o dia começará com plantações nos baldios de Bucos, S. Nicolau e Abadim, seguindo-se uma visita ao Posto de Fomento Cinegético de Moinhos de Rei, ao Núcleo Interpretativo da Vida Selvagem e Casa do Pão.
Pelas 9h30, o Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe do Museu das Terras de Basto também promoverá uma atividade que tem como principal objetivo despertar o interesse da população para o cuidado do meio ambiente e dos benefícios da natureza. Com a participação do Jardim de Infância da Escola Básica do Arco de Baúlhe, o Museu dedica este dia à sua área ajardinada com a plantação de uma árvore e de novas plantas no canteiro de ervas aromáticas.
Por volta das 10h30 será a vez de promover o Parque Florestal Autóctone Urbano de Cabeceiras de Basto, onde os alunos do 1º Ciclo plantarão árvores autóctones como o pinheiro manso, a bétula e o amieiro.
Para o final da manhã está programada a plantação de uma espécie milenar no Parque Florestal. Trata-se de Ginkgo biloba que é uma árvore considerada um fóssil vivo, pois existia já no tempo dos dinossauros, há mais de 150 milhões de anos. Esta atividade contará com a presença de representantes do Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta (ICNF).
Durante a tarde algumas turmas darão continuidade às atividades de plantações de árvores no Parque Urbano de Cabeceiras de Basto e outras participarão numa visita guiada ao Circuito de Manutenção de Vinha de Mouros, onde poderão observar a exposição ‘Floresta com Arte’, uma atividade que vai dar um colorido diferente a este dia. Para além dos alunos do 1º Ciclo, também os ECL’s de Passos, Petimão e Alvite participarão nesta ação.
No dia 18 de março, sexta-feira, na Praça da República, estará patente ao público a exposição ‘Árvores com Arte’, onde os Espaços de Convívio e Lazer do nosso concelho, o Centro Social e Paroquial de Abadim e o Centro de Dia da ADIB estarão em destaque, uma vez que os troncos das árvores aí existentes serão decorados pelos utentes das instituições, com a colaboração do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB).
Para além da visita à exposição será lido um poema por cada árvore revestida que ficará a cargo dos elementos do CTCMCB.
A Comemoração do Dia Mundial da Árvore é organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Conselhos Diretivos dos Baldios, Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta (ICNF) e Quercus, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, a Basto Vida, o Centro Social e Paroquial de Abadim e a ADIB.