Município de Cabeceiras de Basto adere à Hora do Planeta
Câmara Municipal vai desligar as luzes entre as 20h30 e as 21h30 do dia 19
10 de março, 2016
O Município de Cabeceiras de Basto associa-se à ‘Hora do Planeta’, uma iniciativa da organização global de conservação da natureza WWF (World Wide Fund For Nature). Indivíduos, empresas, governos e comunidades são convidados a desligar as suas luzes durante uma hora no sábado, dia 19 de março, às 20h30, para mostrarem o seu apoio à ação ambientalmente sustentável.
A Câmara Municipal vai desligar as luzes entre as 20h30 e as 21h30 do dia 19 do edifício dos Paços do Concelho, bem como do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, do Monumento ao Agricultor, do Parque do Mosteiro e do Parque Florestal.
No âmbito da “evolução da campanha Hora do Planeta e do conceito ‘ir mais além da Hora’, o Município compromete-se em 2016 a desenvolver as iniciativas de promoção da eficiência energética constantes do seu plano de atividades e orçamento para o corrente ano, designadamente a elaboração de projetos de eficiência energética para o Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos, Centro Escolar Prof. Filomena Mesquita, Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, Paços do Concelho e ex-Casa dos Magistrados”, lê-se na ‘Declaração sobre o envolvimento do Município de Cabeceiras de Basto na Hora do Planeta 2016’.
As alterações climáticas são uma questão incontornável na atualidade, para a qual é importante que as consciências dos decisores políticos e dos cidadãos em geral continuem despertas, de modo a que se possam tomar decisões e adotar procedimentos que contribuam para mitigar os efeitos dessas alterações.
À semelhança de anos anteriores e a convite da Associação Nacional de Municípios Portuguesas e da WWF, o Município de Cabeceiras de Basto adere à Hora do Planeta, uma iniciativa que apesar de simbólica “é a maior ação do género à escala mundial”.