Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios foi aprovado
Plano permitirá operacionalizar a estratégia municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios
9 de março, 2016
O Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) de Cabeceiras de Basto foi aprovado no passado mês de fevereiro pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O PMDFCI é um plano de natureza sectorial e de carácter obrigatório, elaborado pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Cabeceiras de Basto.
O Plano tem como principal preocupação a identificação de riscos e ameaças que os incêndios florestais representam para o espaço florestal, para as populações e para o património do concelho, definindo medidas preventivas e mitigadoras deste tipo de ocorrências.
A aprovação deste documento permitirá operacionalizar a estratégia municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios através da implementação de ações conjuntas de natureza estrutural para a gestão e preservação do património florestal existente, a levar a cabo pelas entidades públicas e privadas com o apoio dos fundos públicos existentes em matéria de defesa da floresta contra incêndios.
O PMDFCI de Cabeceiras de Basto tem a duração de cinco anos, sendo monitorizado anualmente pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta.