Cabeceiras de Basto celebra Dia Mundial da Proteção Civil
Iniciativa integra uma exposição de meios e demonstração de atividades
25 de fevereiro, 2016
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses promove no próximo dia 1 de março a comemoração do Dia Mundial da Proteção Civil, contando para o efeito com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, da Guarda Nacional Republicana, da Autoridade Nacional de Proteção Civil e do INEM.
A iniciativa que integra uma exposição de meios e demonstração de atividades decorre no Campo do Seco e contará com a presença de mais de 2.100 alunos do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto.
Sob o lema ‘A Proteção Civil Somos Todos’, a ação tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral para as questões da segurança e da importância da Proteção Civil enquanto estrutura vocacionada para responder com eficácia nas situações de emergência de uma forma articulada com todos os agentes de proteção e socorro.
De referir que o dia 1 de março foi instituído como Dia Mundial da Proteção Civil, a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e a nível nacional por despacho do Ministro da Administração Interna.
O Dia Mundial da Proteção Civil visa, assim, “atrair a atenção de todos os países do mundo para a importância dos temas associados à proteção civil, nomeadamente para a prevenção”.
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto associa-se a esta comemoração ciente da importância que a Proteção Civil tem não só para os cidadãos, como também para os territórios.