Conteúdo

Centro de Teatro apresenta peça de teatro em torno do Alzheimer

Centro de Teatro encerra tournée pelas freguesias

26 de novembro, 2015
Centro de Teatro apresenta peça de teatro em torno do Alzheimer
O Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB) apresenta sábado à noite, 28 de novembro, a peça de teatro ‘Um minuto para dizer que te amo’, um espetáculo que leva ao palco, de uma maneira poética, um pouco da atmosfera que envolve as pessoas com Alzheimer. A apresentação é aberta a toda a comunidade e contará com uma representação da Delegação Norte da Alzheimer Portugal.
A encenação tem início previsto para as 21h30 na Casa da Juventude de Cabeceiras de Basto.

A vontade de construir uma peça à volta deste tema surgiu a partir de uma ideia em conjunto com o Gabinete de Alzheimer de Cabeceiras de Basto e pretende desmistificar este mal que atinge um grande número de pessoas em todo o mundo. O CTCMCB, enquanto projeto cultural e social, abraçou o desafio e viu nele a oportunidade de aproximar a comunidade de um conteúdo tão importante na atualidade, sobretudo pelo considerável envelhecimento da população portuguesa nos últimos anos.

A abordagem desta forte realidade encontra a poesia do teatro neste texto do premiado autor brasileiro Luiz de Lima Navarro que, inspirado na sua própria história de vida, criou obras que revelam a força e a incessante dedicação no estímulo das memórias das pessoas que enfrentam todos os dias o esquecimento.

Um minuto para dizer que te amo conta a história de Lúcio e do seu pai, portador de Alzheimer. Os dois embarcam numa aventura lúdica à procura das melhores lembranças e deparam-se com conflitos e a certeza de que só um amor incondicional é capaz de transformar todas as adversidades.

Centro de Teatro encerra tournée pelas freguesias

O Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto termina amanhã na freguesia da Faia as apresentações do espetáculo ‘Provisório’, uma tournée que passou por todas as freguesias do concelho e que arrancou no passado dia 23 de outubro em Pedraça.
De referir que a apresentação deste espetáculo surge no âmbito do projecto ‘DEZcentralizar’ que tem por objetivo descentralizar e disseminar a cultura no território.

“Esta é uma sinopse provisória, de um espetáculo provisório. Três mendigos enredam por um caminho provisório. Um trovão provisório anuncia uma tempestade que pode não ser provisória. É necessário protegerem-se, nem que seja provisoriamente. Como? Descobrindo a magia do mais provisório dos mundos: o do lixo. Transformando-o!... Provisoriamente” lê-se na sinopse do espetáculo, cujo elenco é composto por Roberto Moreira, Neto Portela e Tiago Teixeira.

O Centro de Teatro é um projeto inclusivo, intergeracional, envolvente e comunitário, que pretende ser impulsionador de um processo de transformação cultural na sociedade cabeceirense, abrangendo a comunidade e os seus agentes, ancorado ao Município de Cabeceiras de Basto. De referir que este Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto se encontra sediado no edifício da Casa da Juventude, Associativismo, Artes, Ofícios e Gerações, espaço onde dinamiza também, as diferentes oficinas e os diversos projetos em curso.
Scroll