Apresentação de livro sobre latoaria e entrega de prémios do Concurso Literário
Visita à exposição temporária "A Arte da Latoaria em Cabeceiras de Basto"
23 de outubro, 2015
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto promove sábado, dia 24 de outubro, a partir das 15h30, a realização de duas iniciativas na Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, no Arco de Baúlhe. Trata-se da apresentação do livro ‘A Latoaria em Cabeceiras de Basto’, seguida da cerimónia de entrega de prémios do 10º Concurso Literário Nacional - Conto Infantil.
Escrito pela Professora Doutora Teresa Soeiro da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Investigadora do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, o livro ‘A Latoaria em Cabeceiras de Basto’ tem como principal objetivo dar a conhecer ao público a referida monografia que é dedicada ao ofício do latoeiro/funileiro e que serviu de base à museografia da exposição temporária patente nas instalações do Núcleo Ferroviário do Museu das Terras de Basto.
De referir que a apresentação deste livro contará com a presença da coordenadora da edição, Dra. Isabel Fernandes, assim como de diversas pessoas que colaboraram na concretização do livro e da exposição, quer através de testemunhos, quer através da cedência de peças.
No final das iniciativas irá decorrer uma visita à exposição temporária ‘A Arte da Latoaria em Cabeceiras de Basto’ patente no Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe do Museu das Terras de Basto.
10º Concurso Literário Nacional – Conto Infantil
No presente ano apresentaram-se ao 10º Concurso Literário Nacional – Conto Infantil 14 candidatos de diferentes regiões do país, tais como Alcanena, Alvaiázere, Amadora, Aveiro, Coimbra, Guarda, Lousada, Peso da Régua, Porto de Mós, Vila Nova de Famalicão, entre outras.
O júri composto por Francisco Duarte Mangas, Albino Barroso da Silva e Rui Festa decidiram unanimemente entregar o 1º Prémio deste concurso ao trabalho intitulado ‘Uma história às avessas’, assinado com o pseudónimo de Cristina Gerúndio, correspondente à concorrente Diana Piedade Bento Venda, de Porto de Mós.
O 2º Prémio foi atribuído ao trabalho ‘A bruxa Cartuxa’, assinado com o pseudónimo de Laura Dimas, correspondente à concorrente Marta Natália Silva Moita, de Alcanena; enquanto o 3º Prémio foi entregue à obra ‘A rainha da noite’, assinada com o pseudónimo de Álvaro Milhazes, correspondente ao concorrente José Manuel da Conceição Baptista, de Alvaiázere.
O décimo concurso promovido pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, através da Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, destinou-se a pessoas que ainda não tivessem nenhum livro publicado na área da literatura e cujos trabalhos a apresentar fossem reveladores de criatividade, imaginação, qualidade literária, organização, coerência e coesão de texto, obediência às características do género em questão e fazendo alusão ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos.
Ao realizar este tipo de iniciativa, a autarquia de Cabeceiras de Basto pretende criar e consolidar hábitos de leitura e de escrita, promover a escrita criativa, valorizar a expressão literária, divulgar autores portugueses e aspetos relativos à cultura literária e ainda valorizar a cultura Cabeceirense, através de uma atividade que estimulasse um envolvimento da população.
De acordo com o regulamento do concurso, aos três primeiros classificados serão atribuídos prémios no valor de 500 euros, 300 euros e 200 euros, respetivamente.