Vice-Cônsul do Brasil assiste ao espetáculo «Viúva, Porém Honesta»
Espetáculo gratuito mas com reserva de bilhetes na Casa da Juventude
19 de outubro, 2015
O Vice-Cônsul do Consulado-Geral do Brasil no Porto, Frederico Burgos, assiste amanhã, pelas 21h00, ao espetáculo ‘Viúva, Porém Honesta’ no auditório da Casa da Juventude. Amanhã e quarta-feira, dias 20 e 21 de outubro, Cabeceiras de Basto, através do Centro de Teatro da Câmara Municipal (CTCMCB), acolhe, assim, o premiado espetáculo ‘Viúva, Porém Honesta’ do Grupo Magiluth do Brasil, companhia pernambucana que se encontra em digressão por Portugal.
Aquele espetáculo internacional, não recomendado para menores de 18 anos, é gratuito mas limitado, com reserva de bilhetes na Casa da Juventude.
Apesar de estar apenas no seu quarto ano de existência, o Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, para além da programação com os artistas locais, já desenvolveu projetos com o Brasil e com a Grécia, num constante fortalecimento de uma rede de contactos e de parcerias que envolve diversos segmentos das artes e que promove uma efervescência cultural ativa, trazendo à população local um programa rico e promovendo também fora do concelho a cultura cabeceirense.
O Centro de Teatro continua, assim, a afirmar-se no panorama cultural da região, levando à cena grandes produções, sempre com casa cheia e efusivamente aplaudidas pelo público. Trata-se de um trabalho que tem tido um forte impacto não só ao nível cultural, como também ao nível social.
O CTCMCB tem assumido também um papel preponderante no que à integração e inclusão de crianças e jovens diz respeito, sendo igualmente responsável por despertar nos jovens estudantes o interesse pelas artes e espetáculo, o que se traduziu, já, no ingresso de cinco jovens no Ensino Superior em cursos ligados a esta arte, enquanto que outros, atualmente no Ensino Secundário, esperam vir a ingressar nesses mesmos cursos.
De salientar que são dezenas as crianças, jovens e menos jovens que frequentam as oficinas de interpretação teatral e jogos dramáticos pelo que podemos afirmar que o interesse por esta manifestação cultural, que é a representação, tem atraído e continua a atrair em Cabeceiras de Basto cada vez mais pessoas.
Parcerias internacionais realizadas pelo CTCMCB
Para além do acolhimento próximo do espetáculo ‘Viúva, Porém Honesta’, com itinerância internacional, o Centro de Teatro tem participado noutros intercâmbios que têm dado destaque ao trabalho meritório que vem sendo desenvolvido e projetado a arte que se produz e vive no concelho de Cabeceiras de Basto.
Ainda neste ano de 2015, mais concretamente em maio, o Centro de Teatro apresentou a encenação (L)a (P)lage - residência artística e espetáculo de dança concebido pelo CTCMCB e pelo Grupo Acaso (Brasil) com estreia em Cabeceiras de Basto e apresentações confirmadas no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos em 2016 (Pernambuco - Brasil).
Em 2014, o CTCMCB acolheu o espetáculo criado pela Trupe Ensaia Aqui e Acolá (Brasil) intitulado ‘O Amor de Clotilde Por um Certo Leandro Dantas’, sendo que no ano de 2013 tinha já acolhido a residência artística ‘P.I.G.S. Project’ com o Theatre Entropia (Grécia) integrada num processo de pesquisa que envolveu também companhias da Dinamarca, da Bélgica, da Itália e da Irlanda para a criação do espetáculo SOTIRIA.
‘Viúva, Porém Honesta’ – encenação com prémios de melhor espetáculo, ator e diretor
A peça ‘Viúva, Porém Honesta’ adere ao espírito “faz de conta” da farsa, não possuindo grandes preocupações com o realismo, e com os seus personagens às vezes a fazerem alguns comentários técnicos, para lembrar sempre ao espectador que o que ele está a ver é apenas uma “mentira”. O autor propõe, assim, uma nova maneira de se brincar com o tempo numa peça cheia de voltas ao passado e reviravoltas.
A montagem deste espetáculo foi construída na cidade de São Paulo, Brasil, e recebeu o incentivo financeiro da FUNARTE, através do Edital Funarte Nelson Brasil Rodrigues: 100 Anos do Anjo Pornográfico, e teve a estreia no Teatro Dulcina, na cidade do Rio de Janeiro, no mês de agosto de 2012. Nestes três anos de trajetória, o espetáculo apresentou-se em mais de 50 cidades por todo o Brasil. Em Janeiro de 2013, o ‘Viúva, Porém Honesta’ ganhou os prémios de melhor espetáculo, melhor diretor (Pedro Vilela) e melhor ator (Erivaldo Oliveira) pela APACEPE (Associação de Artes Cênicas de Pernambuco).
SINOPSE
O diretor de um jornal influente no Brasil não consegue convencer a sua filha única a deixar de velar o seu marido. Para isto, contrata uma equipa de charlatões para dissuadir a filha do luto, nesta trama cheia de reviravoltas, onde um dos maiores dramaturgos do Brasil, Nelson Rodrigues, dialoga com um grupo exponencial do teatro brasileiro contemporâneo.
FICHA TÉCNICA
TEXTO: Nelson Rodrigues
DIREÇÃO: Pedro Vilela
ELENCO: Erivaldo Oliveira, Giordano Castro, Lucas Torres, Mário Sérgio Cabral e Thiago Liberdade
DIREÇÃO DE ARTE: Simone Mina
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO DE ARTE: Karina Sato
ILUMINAÇÃO E SONOPLASTIA: Pedro Vilela
OPERAÇÃO DE LUZ E SOM: Natalie Revoredo
IDEALIZAÇÃO, ELABORAÇÃO E CAPTAÇÃO DE PROJETO: Pedro Vilela
REALIZAÇÃO: Grupo Magiluth
GÉNERO: FARSA IRRESPONSÁVEL
INDICAÇÃO ETÁRIA: 18 ANOS
DURAÇÃO: 1H20MIN