Conteúdo

Festas do Concelho: Agrobasto é aposta ganha

Agrobasto visa a promoção socioeconómica das Terras de Basto

25 de setembro, 2015
Exposição pecuária: Agrobasto é aposta ganha
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, acompanhado pelo presidente da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto, e pelos presidentes das Câmaras de Mondim de Basto e de Ribeira de Pena, Eng. Humberto Cerqueira e Arq. Rui Alves, inaugurou a 39ª edição da Agrobasto –Exposição/Feira das Atividades Económicas de Cabeceiras de Basto, que decorre até ao dia 29 de setembro na Praça Arcipreste Francisco Xavier de Almeida Barreto e na cave da Casa da Juventude (Mercado Municipal).
À comitiva juntaram-se os vereadores da Câmara Municipal, bem como os presidentes das Juntas de Freguesia.

Na oportunidade, o presidente da Câmara salientou que “a Agrobasto é a afirmação do potencial económico e turístico do nosso concelho e da nossa região”, onde estão representados os quatro concelhos das Terras de Basto – Cabeceiras de Basto, Mondim de Basto, Celorico de Basto e Ribeira de Pena.

Para Francisco Alves, a 39ª edição da Agrobasto “é uma aposta ganha”, não só pelo número de produtores/expositores participantes neste certame, como também pela excelência dos produtos e do numeroso público que atrai anualmente.

“A Agrobasto engrandece as Festas do nosso Concelho e nós estamos muito satisfeitos. E, por isso, temos de continuar a apostar nestas atividades que são uma mais-valia para o concelho e para toda esta região”, realçou o presidente da Câmara Municipal.

De acordo com as palavras do autarca, “esta organização representa um investimento” na economia local.

Por fim, Francisco Alves deixou um convite a todos para que visitem as Festas do Concelho de Cabeceiras de Basto e para que degustem a nossa “gastronomia de excelência”.

Organizada pela Câmara Municipal, a Agrobasto para além de se assumir como uma grande montra de equipamentos, produtos e serviços, visa também a promoção socioeconómica das Terras de Basto. No total, mais de 100 expositores marcam presença nesta edição 2015 do certame.

Tratores e alfaias agrícolas, máquinas para a construção civil, viaturas automóveis, artesanato urbano, produtos do lar, tasquinhas, produtos agroalimentares, artesanato local, instituições, criadores de gado bovino (Barrosã, Maronesa e Minhota), caprino (Bravia), ovino (Bordaleira D’entre Douro e Minho), cavalar (Garrano) e suíno (Porco Bizaro) estão em destaque nesta 39ª exposição. O fumeiro tradicional, os vinhos, a doçaria tradicional, o mel, as compotas, os licores, o artesanato de lã, linhos e tanoaria também estão representados. O recinto compreende ainda espaços destinados à exposição pecuária, à fauna e flora.

De salientar que a promoção gastronómica acontece nas várias tasquinhas, num espaço montado para o efeito no recinto da feira, onde serão servidos os pratos tradicionais da região acompanhados pelos vinhos verdes de Basto.

Esta noite, a partir das 21h30, o grupo de música tradicional portuguesa ‘Sons do Minho’ atua no palco da Agrobasto, estando agendado para amanhã, nesse mesmo palco, o Encontro de Folclore com o Rancho Folclórico S. João Baptista de Cavez, Rancho Folclórico ‘Os Camponeses de Arosa’, Rancho Folclórico De S. Nicolau de Basto e o Grupo Folclórico ‘As Lavradeiras da Vila de Cavez’. Na noite de domingo, o palco será entregue aos cantadores ao desafio Sara Cristina de Gaia, Lopes de Travassô e Carvalho de Cucana, e no domingo e na segunda-feira às concertinas.

Do programa das Festas de S. Miguel destaca-se amanhã à noite, dia 26 de setembro, a atuação do popular artista português Mickael Carreira, jovem cantor do momento que arrasta consigo multidões e que levará ao rubro o Parque do Mosteiro. O espetáculo acontece a partir das 22h30 e a entrada é gratuita.
Scroll