Centro de Saúde e USF O Basto reconhecidos pela Universidade do Porto
protocolo enche de satisfação e honra Cabeceiras de Basto e os Cabeceirenses
14 de setembro, 2015
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, e o coordenador da Unidade de Saúde Familiar ‘O Basto’, Dr. Sá Nogueira, descerraram esta manhã, dia 14 de setembro, a placa que assinala a afiliação do Centro de Saúde à Universidade do Porto – Faculdade de Medicina. Nesta sessão participaram, também, os vereadores Dra. Isabel Coutinho, Alfredo Magalhães e Prof. Mário Leite, bem como os médicos, enfermeiros e pessoal administrativo do Centro de Saúde.
A afiliação da USF ‘O Basto’ à Universidade do Porto é o reconhecimento público da Faculdade de Medicina ao Centro de Saúde de Cabeceiras de Basto e aos seus profissionais, que têm vindo a acolher, há vários anos, os estudantes de medicina em ações de formação em contexto real de trabalho, levadas a cabo no âmbito da sua formação académica.
O protocolo outrora estabelecido entre o Centro de Saúde de Cabeceiras de Basto e a Universidade do Porto teve continuidade com a USF ‘O Basto’, o que enche de “satisfação” e “honra” Cabeceiras de Basto e os Cabeceirenses, disse no ato de descerramento da placa o presidente da Câmara Municipal. Francisco Alves considerou, ainda, este ato como “o reconhecimento pelo bom trabalho” levado a efeito no Centro de Saúde e pela Unidade de Saúde Familiar ‘O Basto’.
Esta iniciativa representa “a qualidade” dos bons cuidados de saúde primários que são prestados no Centro de Saúde, o que se revela uma “marca distintiva” e “estimula os profissionais a serem melhores”.
Nas suas palavras e agradecendo a presença de todos, o coordenador da Unidade de Saúde Familiar ‘O Basto’, Dr. Sá Nogueira, destacou este ato como o reconhecimento do Centro de Saúde como “um local de excelência”.