Câmara apoia Delegação do Arco de Baúlhe da Cruz Vermelha Portuguesa
Deliberações da Reunião de Câmara de 24 de julho de 2015
24 de julho, 2015
O Executivo Municipal de Cabeceiras de Basto, sob a presidência de Francisco Alves, aprovou hoje, dia 24 de julho, diversos apoios ao movimento associativo, com destaque para o apoio deliberado, por unanimidade, à Delegação do Arco de Baúlhe da Cruz Vermelha Portuguesa no que se refere à isenção de taxas relativas à Licença de Utilização da sua nova sede.
A Câmara Municipal que, em setembro de 2014, subsidiou a construção das novas instalações da Cruz Vermelha do Arco de Baúlhe, volta, assim, a apoiar esta delegação, na certeza de que estão, agora, reunidas todas as condições para a melhoria das valências de apoio social e socorro.
Na sequência dos apoios ao movimento associativo, o executivo decidiu auxiliar, também, o Desportivo do Arco de Baúlhe, a Associação os Zés Pereiras de Basto, a Fundação António Joaquim Gomes da Cunha, o Contacto Futsal Clube e o Grupo Desportivo de Cavez.
Ao atribuir estes auxílios, a Câmara Municipal está a estimular e a motivar os diferentes agentes à sua participação ativa na comunidade, potenciando o desenvolvimento social, económico e humano do nosso concelho.
Na perspetiva da rentabilização e usufruto dos equipamentos públicos, a Câmara Municipal decidiu, por unanimidade, celebrar protocolos com diversas instituições, desde logo com o Externato de S. Miguel de Refojos no que toca à cedência da utilização das instalações do Pavilhão Desportivo de Refojos para o desenvolvimento de aulas de Educação Física e com a Associação Bucos Viva tendo em vista a gestão da Piscina Descoberta de Bucos e os equipamentos que a integram.
Foi, ainda, aprovada a renovação, pelo segundo ano consecutivo, do protocolo de colaboração com a Escola Profissional de Fermil de Basto no que se refere à cedência de utilização das instalações do Centro Hípico de Cabeceiras de Basto, tendo em vista o desenvolvimento de aulas no âmbito do Curso Técnico de Gestão Equina. Refira-se que a edição 2015 da Feira do Cavalo foi organizada pela Câmara Municipal em colaboração com a Escola Profissional de Fermil, o que resultou numa parceria de sucesso.
O Executivo Municipal deliberou, ainda, assinar um protocolo com o Centro de Formação de Basto no âmbito da implementação da Rede de Bibliotecas do Norte.
Aprovado por unanimidade pelo Executivo Municipal foi, também, o Plano de Transportes Escolares para o ano letivo 2015/2016 que prevê o transporte de 1.340 alunos, um investimento que ultrapassa meio milhão de euros. De salientar que o concelho de Cabeceiras de Basto dispõe de uma rede escolar pública constituída por 21 estabelecimentos de ensino.
De entre os vários pontos em cima da mesa, de referir, ainda, a aprovação de alguns assuntos de gestão corrente.