Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Mensagem

Presidente Francisco Alves


Caros(as) Cabeceirenses

Servir Cabeceiras de Basto e os Cabeceirenses continua a ser a nossa missão e a nossa prioridade.

Somos uma terra com potencial, cujo incremento e dinâmica se impõem, sendo nosso objetivo evidenciar o que de melhor temos com vista a aumentar a qualidade de vida da população, promovendo em simultâneo a sua fixação.

Continuamos a apostar na educação, na ação social, na economia e na cultura mas merece-nos também toda a atenção o turismo e o ambiente, setores estruturantes para o progresso e desenvolvimento que queremos para o nosso concelho.

Chamo, por isso, a atenção dos Cabeceirenses para a importância de reduzir, reciclar e reutilizar e apelo à colaboração de todos os munícipes para a boa utilização dos ecopontos, no sentido de tornarmos o nosso concelho cada vez mais limpo e amigo do ambiente, certos de que a boa utilização dos ecopontos traz evidentes ganhos ao nível da qualidade ambiental.

Ainda sobre esta temática, não posso deixar de evidenciar os trabalhos periódicos de limpeza, desobstrução e higienização das redes de esgotos e águas pluviais que são executados pela Câmara Municipal, incluindo estações elevatórias e de tratamento de esgotos, com realce para o forte investimento na construção e ampliação das ETAR’s do Arco de Baúlhe e Refojos, duas grandes obras que visam a melhoria e ampliação da rede de recolha e tratamento de efluentes, o que se traduzirá também numa significativa melhoria da qualidade ambiental.

Paralelamente continuam a ser efetuados trabalhos de manutenção regular nos sistemas de abastecimento de água, esforço que se insere no âmbito da modernização permanente desses referidos sistemas nos quais a Câmara Municipal tem promovido forte investimento em todas as freguesias.

Temos muitos desafios pela frente, desde logo a conclusão da obra de grande envergadura do Campo do Seco, espaço comercial de grande importância para a vila que está a ser totalmente renovado para melhor servir os Cabeceirenses mas também todos aqueles que nos visitam. O Campo do Seco será, por isso mesmo, dotado de todas as infraestruturas básicas, ficando mais bonito e funcional, mais cómodo mas também mais seguro.

Queremos continuar a promover a nossa história e a nossa cultura através da realização de eventos que projetem o nome de Cabeceiras de Basto além-fronteiras.

Vamos receber novamente eventos de renome nacional como o Rally de Portugal, prova que atrai muitos milhares de aficionados do desporto automóvel ao troço de Cabeceiras de Basto.

Sei que os Cabeceirenses comungam da opinião de que O Nosso Mosteiro é o bem maior do nosso concelho, ex-líbris de Cabeceiras de Basto. Por isso mesmo, fizemos e continuaremos a fazer tudo para que o Mosteiro de S. Miguel de Refojos continue a atrair e a seduzir cada vez mais visitantes e turistas, contribuindo para o aumento do prestígio e da imagem da nossa terra e das nossas gentes.

A todos um abraço amigo



Francisco Luís Teixeira Alves
[Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto]

16 janeiro 2020
Scroll