Conteúdo

Altares restaurados dignificam Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos

Intervenções valorizam candidatura do Mosteiro a Património Cultural da Humanidade

10 de julho, 2015
Altares restaurados dignificam Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, acompanhado pelo pároco Manuel Baptista, inaugurou na tarde do dia 9 de julho, as obras de restauro de quatro altares da Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos. As obras foram executadas pelas Oficinas Santa Bárbara, durante cerca de cinco meses, e consistiram na limpeza, conservação e remoção dos repintes dos altares, janelões e respetivas sanefas.
De referir que a empreitada de trabalhos de conservação e restauro de retábulos da nave da Igreja se inseriu no âmbito da candidatura ‘Mosteiro de S. Miguel de Refojos: Cuidar do passado, perspetivando o futuro’, uma intervenção com um custo total de 82.050 euros, financiado por fundos comunitários em cerca de 47 mil euros, sendo os restantes 35 mil disponibilizados pelo Orçamento Municipal.

A intervenção que contou a colaboração da Direção Regional da Cultura do Norte, incidiu nos altares de Santa Quitéria, Santas Mães, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora das Dores, altares estes que ganharam novo brilho, o brilho da originalidade concebida pelo entalhador Frei José de Santo António Vilaça, que lhes conferiu extraordinária beleza.

Na abertura desta sessão, coube à Dra. Olga Santa Bárbara e à Dra. Cláudia Fraga, das Oficinas Santa Bárbara, falar de todos os trabalhos realizados, nomeadamente da desinfestação e limpeza, dos trabalhos de marcenaria e do importante e profundo trabalho de levantamento de repintes, bem como da consolidação e fixação dos materiais, quer nos altares, quer nos janelões.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal destacou “o trabalho excelente” desenvolvido pelas Oficinas Santa Bárbara, afirmando que “o Mosteiro é de todos e cabe-nos a todos preservá-lo”.

Francisco Alves realçou todo o trabalho que a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver, desde há largos anos, na conservação e restauro do Mosteiro, designadamente ao nível do órgão de tubos, coro alto, telhados, claustros, Núcleo de Arte Sacra na antiga sacristia, entre muitas outras intervenções, deixando, ainda, a garantia de que a “Câmara Municipal continuará a valorizar o Mosteiro e a investir na sua conservação”.

O autarca enalteceu todo o empenho do anterior presidente da Câmara, Dr. China Pereira, para assegurar os apoios financeiros necessários à concretização desta obra, reconhecendo e agradecendo, ainda, toda a colaboração dada pela Paróquia, Direção Regional da Cultura e CCDR, bem como pelos restantes membros do Executivo Municipal e técnicos da Câmara.
Agradeceu, também, às Oficinas Santa Bárbara que, para além do trabalho que prestaram no âmbito da empreitada, ofereceram o restauro das sanefas dos quatro janelões da nave, numa atitude de verdadeiro mecenato cultural.

Na oportunidade, o Padre Manuel Baptista engrandeceu todos os esforços desenvolvidos pela Câmara Municipal na execução desta obra, considerando que “sem a Câmara não haveria a possibilidade de se realizar uma obra desta envergadura”.

“Dá gosto entrar por aquela porta e ver todo o trabalho que foi feito nestes altares”, concluiu o pároco, louvando “o empenho e a dedicação” da equipa das Oficinas Santa Bárbara que foi “incansável” na execução do seu trabalho.

De referir, ainda, que terminaram esta semana os trabalhos de limpeza de infestantes existentes nas paredes exteriores, bem como as pinturas na fachada da Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, um investimento de alguns milhares de euros suportados na íntegra pela Câmara Municipal.

Estas intervenções valorizam o ex-líbris do concelho Cabeceirense – o nosso Mosteiro –que esperamos ver reconhecido Património Cultural da Humanidade.

Nesta sessão marcaram presença todos os vereadores da Câmara Municipal, a Dra. Augusta Cristina Dias, em representação do presidente da Assembleia Municipal, o pároco de Refojos Manuel Baptista, bem como os antigos párocos Marcelino Esteves e Fernando Castro, a diretora do Agrupamento de Escolas, Dra. Céu Caridade, os presidentes de Junta de Refojos, Outeiro e Painzela e também da freguesia de Cabeceiras de Basto, entre outros autarcas, convidados e população em geral.
Scroll