Conteúdo

Concurso de quadras de S. Martinho mobilizou crianças

Estiveram em palco mais 500 cantadores/tocadores em representação das associações, coletividades e instituições

10 de novembro, 2014
Lara Barros vencedora da 1 categoria recebeu prémio do Sr. Presidente da Câmara
Cabeceiras de Basto, mais precisamente a vila de Arco de Baúlhe, acolheu ontem à tarde, dia 9 de novembro, mais um Encontro de Cantigas de S. Martinho – o 14.º - que atraiu ao pavilhão desportivo 35 grupos em representação de outras tantas coletividades e centenas de pessoas que ali se deslocaram para participar e/ou assistir a uma jornada repleta de animação e convívio, bem como, degustar as castanhas assadas, assinalando desta forma uma tradição antiga e muito arreigada na população local como é festejar o S. Martinho.
Mais de 500 cantadores/tocadores em representação das associações, coletividades e instituições do concelho de Cabeceiras de Basto subiram ao palco e interpretaram músicas e letras originais ou adaptadas alusivas à época, revivendo a tradição e estimulando a defesa do património cultural que são as cantigas populares.

Com esta iniciativa, o Município pretendeu uma vez mais envolver as associações, coletividades e instituições do concelho numa tarde de recriação de costumes e valores do nosso património coletivo, possibilitando à população em geral muita animação e convívio.

No decurso deste Encontro foram ainda entregues os prémios aos vencedores do III Concurso de quadras de S. Martinho dinamizado pela Câmara Municipal, através da Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho e que mobilizou dezenas de crianças do 1.º, 2.º e 3.º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto.

Aos três melhores trabalhos foram atribuídos prémios em material pedagógico didático no valor de 50, 30 e 20 euros, a distribuir pelo primeiro, segundo e terceiro classificados, respetivamente em cada categoria.

Assim, na categoria do 1º Ciclo foram atribuídos prémios a Lara Sofia Pereira Barros (1º lugar),Maria Miguel Sousa Corte-Real Gonçalves (2º lugar) e José Afonso Freitas Carvalho (3º lugar).

Na categoria do 2º Ciclo classificaram-se Mafalda Filipa da Cunha Guimarães (1º lugar) Beatriz de Oliveira Marques (2º lugar) e Filipe Alexandre Andrade Oliveira (3.º lugar). No que se refere ao 3º Ciclo, destacaram-se Miguel Carvalho Moreira (1º lugar), Bruno Miguel Matos Valadares (2º lugar) e Diana Raquel Pires da Costa Martins (3º lugar).

De referir que ao realizar este tipo de iniciativa, a autarquia de Cabeceiras de Basto tem por objetivo estimular a criatividade e a imaginação dos mais novos, incentivar o gosto pela escrita, nomeadamente de poesia, no caso particular a poesia de cariz popular e preservar as tradições populares.

No final da tarde, realizou-se o já tradicional magusto com castanhas assadas e vinho para todos os presentes.

Ao evento não faltaram o presidente da Câmara Municipal, Dr. China Pereira, o vice-presidente da Câmara, Francisco Alves e o vereador Prof. Mário Leite, presidentes das Juntas de Freguesia, entre outros autarcas do município e das freguesias e público em geral.
 
Scroll