Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Externato S. Miguel de Refojos vence concurso de Melhor Stand na Festa das Associações

25 de junho de 2013
Chegou ontem, dia 23 de junho, ao fim com um balanço muito positivo mais uma edição da Festa das Associações de Cabeceiras de Basto, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal, empresa municipal Emunibasto e Cooperativa Basto Vida, em colaboração com as associações e instituições do concelho.
Depois do Arraial Minhoto de sábado à noite, onde as Marchas Populares animaram o recinto da feira, ontem de manhã a Associação Encanto Radical promoveu diversas atividades desportivas, tendo-se também realizado o VI Torneio Contacto Futsal. À tarde subiram ao palco o Grupo Nun’Álvares de Pedraça, a Associação Bravos das Concertinas de Refojos e o Grupo Folclórico S. João Baptista de Cavez, seguindo-se a cerimónia de entrega de prémios aos participantes das provas desportivas e concursos de Melhor Stand, Marchas Populares e Varandas Floridas.

O Externato de S. Miguel de Refojos foi o grande vencedor do concurso de Melhor Stand da Festa das Associações de Cabeceiras de Basto, classificando-se em 2º e 3º lugares a Associação Cavaquinhos da Raposeira e a Associação Bravos da Concertina de Refojos, respetivamente.

Em 4º lugar classificaram-se, em ex aequo, o Atlético Cabeceirense, a Associação S. João Baptista de Bucos, a Universidade Sénior e a ADIB, recebendo todos eles uma Menção Honrosa.

Maria Amélia Gonçalves foi a grande vencedora da quinta edição do Concurso Cabeceiras de Basto em Flor – Varandas Floridas. Em 2º, 3º, 4 e 5º lugar ficaram Maria Emília Barroso, Rosa Maria Oliveira Basto, Maria das Dores Oliveira e Maria Isabel Maia.

A Associação Mais foi a vencedora do IV Torneio de Futsal Feminino organizado pela Associação MAIS, com o apoio da Câmara Municipal e da empresa municipal Emunibasto.

Em 2º lugar classificou-se o Grupo Desportivo de Cavez e em 3º lugar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses.

O prémio de melhor guarda-redes foi entregue a Maria Pereira da Associação Mais, enquanto a melhor marcadora foi Inês Ribeiro, também da Associação Mais.

A equipa da Contacto Futsal foi a vencedora do VI Torneio Contacto Futsal, uma iniciativa organizada pelo Contacto Futsal Clube, com o apoio da Câmara Municipal, da Emunibasto e da Junta de Freguesia de Refojos. Em 2º e 3º lugares ficaram o Colégio das Caldinhas de Vila Nova de Famalicão e a Academia do Sporting de Vila Real, respetivamente.

No que se refere ao concurso das Marchas Populares e tal como já foi divulgado, a grande vencedora foi a Associação Basto em Ação, em colaboração com os Bravos das Concertinas de Refojos. Em 2º e 3º lugares ficaram Associação Recreativa de Moimenta e a ADIB – Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto, respetivamente.

À cerimónia de entrega de prémios não faltaram os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto e Dr. China Pereira, a vice-presidente da Câmara, Margarida Coutinho, os vereadores Dr. Domingos Machado e Francisco Pereira, os presidentes das Juntas de Freguesia, membros da Assembleia Municipal, entre outros convidados e público em geral.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal deu os parabéns a todos os participantes nos concursos desta 13ª edição da Festa das Associações de Cabeceiras de Basto, elogiando-lhes o empenho e a dedicação, assim como a criatividade e originalidade com que apresentaram os seus trabalhos, participações e representações.

Reconheceu e enalteceu, ainda, o esforço dos dirigentes das associações, instituições e clubes que “voluntariamente dão o melhor de si na promoção do movimento associativo, estabelecendo uma verdadeira parceria com o Município e, dessa forma, promovendo o desenvolvimento, o progresso e a imagem do nosso concelho”.

Nas palavras do autarca, “esta foi a festa das associações com as associações”, querendo salientar que as iniciativas realizadas contaram com a participação e o envolvimento do movimento associativo local.

Coube ao presidente da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira, encerrar esta 13ª edição da Festa das Associações, felicitando o movimento associativo pela forma empenhada e dedicada com que se apresentaram neste certame, num salutar convívio entre cabeceirenses e associações.

China Pereira falou de esperança no futuro e do contributo que as instituições continuarão a dar na construção de um concelho desenvolvido.

Adicionar comentário

Scroll