Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Espaço de Convívio e Lazer de Arosa foi inaugurado na freguesia de Cavez

Já são treze Espaços de Convívio e Lazer no concelho

16 de abril de 2013
Espaço de Convívio e Lazer de Arosa foi inaugurado em clima de festa na freguesia de Cavez
Dezenas de pessoas participaram no dia 14 de abril, na inauguração do Espaço de Convívio e Lazer (ECL) de Arosa, que irá funcionar na antiga escola primária desta localidade da freguesia de Cavez. Coube ao presidente da Câmara Municipal e da Basto Vida, Eng. Joaquim Barreto, ao presidente da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira, ao presidente da Junta de Freguesia de Cavez, Carlos Augusto Boticas, e ao presidente do Conselho Diretivo de Baldios de Arosa, Prof. Manuel Carvalho, inaugurar o espaço, descerrando para o efeito a placa alusiva à efeméride.
À cerimónia associaram-se os vereadores Dr. Domingos Machado e Francisco Pereira, a diretora da Régie Cooperativa Basto Vida, Dra. Catarina Ramos, assim como membros da Assembleia Municipal, autarcas da freguesia, entre outros convidados e público em geral.

Com o intuito de definir a colaboração entre a Basto Vida, a Junta de Freguesia de Cavez e o Conselho Diretivo de Baldios de Arosa, no âmbito do funcionamento do Espaço de Convívio e Lazer de Arosa, foi assinado um protocolo que tem como finalidade a dinamização do ECL através da promoção de serviços que satisfaçam as necessidades básicas dos utentes; o apoio psicossocial; o fomento das relações interpessoais entre os utentes e destes com outros grupos etários; a promoção dos sentimentos de interação, autoestima e segurança e da continuidade das relações familiares e de vizinhança; a garantia pelo respeito à independência, individualidade, privacidade e livre expressão de opinião; o contributo para a estabilização e o retardamento do processo de envelhecimento; a promoção e desenvolvimento de atividades lúdicas e recreativas, de acordo com as necessidades e interesses dos utentes; a implementação de ações ao nível dos cuidados primários de saúde; e a promoção de um espaço de participação cívica e comunitária intergeracional.

Depois das obras de reabilitação efetuadas na antiga escola de Arosa para acolher os utentes com todas as condições de comodidade e bem-estar, os utentes terão agora, à sua disposição, um conjunto de atividades lúdico-desportivas capazes de os manter ativos física e psicologicamente, promovendo a qualidade de vida da população idosa e incentivando a inclusão social e as relações interpessoais e intergeracionais.

Depois de saudar todos os presentes, o presidente da Câmara Municipal falou da importância dos Espaços de Convívio e Lazer – que no concelho são já treze – espaços que têm vindo a contribuir para atenuar a solidão e o isolamento, estimulando a vida mais ativa dos utentes.

Realçando a “grande cobertura” no que toca aos ECL’s, Joaquim Barreto disse que “é importante que saibamos combater a crise de valores” em que atualmente vivemos, “fomentando a aproximação entre as pessoas e estimulando os valores da amizade, da solidariedade e do combate ao isolamento”.
Referindo-se ao valor que foi investido nas obras de requalificação da antiga escola de Arosa, o autarca garantiu: “as pessoas têm direito a ter um envelhecimento saudável”.

Agradecendo a colaboração de todos neste projeto, Joaquim Barreto realçou que “é na relação de convívio entre jovens e menos jovens que está o futuro das aldeias”. E finalizou: “utilizem este espaço de convívio e sintam-se felizes em Arosa”.

Por seu turno, o presidente da Assembleia Municipal destacou a importância dos ECL, onde os utentes podem “acrescentar anos à vida”.

O Município “está preocupado com as pessoas e, por isso, tem procurado criar equipamentos e estruturas que deem respostas à população, sobretudo, jovem e idosa”, como é o caso dos ECL’s. E assegurou: “sem o empenhamento da Câmara muitas estruturas não teriam sido construídas e hoje não teríamos essas respostas”.

China Pereira deu, ainda, os parabéns à Câmara Municipal “pela sua preocupação com as pessoas”, lembrando que Cabeceiras de Basto é dos únicos concelhos do país a dinamizar uma Comissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas.

No uso da palavra, o presidente da Junta de Freguesia de Cavez, Carlos Augusto Boticas, destacou a valorização da antiga escola de Arosa através da criação do ECL, justificando que “há cada vez mais idosos” que precisam deste tipo de estruturas de apoio.
“Espero que se sintam cá bem”, desejou o presidente da Junta.

O presidente do Conselho Diretivo de Baldios de Arosa, Prof. Manuel Carvalho, enalteceu o protocolo assinado entre a Basto Vida, a Junta de Freguesia de Cavez e o Conselho Diretivo de Baldios de Arosa e ambicionou que o ECL resulte numa “simbiose entre os mais novos e os mais idosos”, cuja partilha de vivências “é importante”.

Apelando aos jovens para frequentarem o Espaço de Convívio e Lazer, Manuel Carvalho incentivou os mais velhos “a contarem as suas histórias de vida aos mais novos”.
 


Adicionar comentário

Scroll