Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Cavaquinhos da Raposeira vencem XVII Concurso das Janeiras de Cabeceiras de Basto

Iniciativa juntou em palco mais de 500 pessoas de várias idades

14 de janeiro de 2013
Cavaquinhos da Raposeira vencem XVII Concurso das Janeiras de Cabeceiras de Basto
Os Cavaquinhos da Raposeira venceram a 17ª edição do Concurso/Encontro das Janeiras de Cabeceiras de Basto, uma iniciativa que levou ontem, dia 13 de janeiro, milhares de pessoas ao Pavilhão Desportivo de Refojos.
Em segundo lugar classificou-se a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses e em terceiro lugar ficou o Grupo Coral da S. Martinho do Arco de Baúlhe.

Organizada pela Câmara Municipal e pela empresa municipal Emunibasto, a iniciativa juntou em palco mais de 500 pessoas de várias idades, oriundas das freguesias do concelho. De referir que ao concurso se apresentaram 12 grupos, enquanto no encontro participaram 22, o que perfaz um total de 34 participantes.

Trajados a rigor, com os típicos socos calçados, xailes e capas de burel pelos ombros e também lenços, chapéus e boinas à cabeça, crianças, mulheres e homens entoaram os mais genuínos cantares das Janeiras, ao som dos instrumentos mais típicos, numa tarde dedicada à cultura, às tradições e aos nossos antepassados. Concertinas, cavaquinhos, violas, flautas, tambores, ferrinhos, reque-reques, guitarra portuguesa, entre outros instrumentos, fizeram-se ouvir no Pavilhão Desportivo de Refojos.

A 17ª edição do Concurso/Encontro das Janeiras de Cabeceiras de Basto ficou, ainda, marcada pelo convívio intergeracional, quer em palco, quer no público, com netos e avós a partilhar as mais autênticas tradições e memórias desta Terra de Basto.

À iniciativa não faltaram os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto e Dr. China Pereira, os vereadores, os presidentes das Juntas de Freguesia, as administradoras da empresa municipal Emunibasto, assim como vários membros da Assembleia Municipal, entre outros convidados.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Cabeceirense “agradeceu a presença e participação de todos os grupos”, afirmando que “valeu a pena”. E justificou: “há 17 anos, o movimento associativo envolveu-se nesta iniciativa e, ao longo dos anos, têm sido cada vez mais os grupos a aderir a este encontro” que conta anualmente com uma grande adesão popular.

“Passados estes anos, sinto-me reconfortado”, confessou o autarca, enaltecendo o cantar das Janeiras que “fazem-nos lembrar, recriar e reviver os nossos usos, costumes e tradições e também as nossas crenças religiosas”.

Joaquim Barreto regozijou-se, ainda, com o facto de as Janeiras terem “revitalizado, dinamizado, mobilizado e até potenciado a criação de novos grupos que nasceram a partir deste encontro”.

O edil agradeceu, por fim, aos presidentes de Junta, à Assembleia Municipal, à Emunibasto e aos técnicos que tornam possível a realização deste evento.

Na sua intervenção, o presidente da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira, destacou a animada participação dos grupos e público neste Encontro/Concurso das Janeiras, elogiando o trabalho, empenho e dedicação do movimento associativo, assim como da Câmara que “em boa hora decidiu dinamizar esta iniciativa”.

“O movimento associativo soube preservar a cultura e as origens da nossa terra e das nossas gentes”, enalteceu o presidente da Assembleia Municipal.

No final, o representante do júri, Orlando Alves, garantiu: “hoje temos muita dificuldade em escolher os vencedores. As preocupações com a letra, música e trajes são notórias e temos assistido a uma evolução destes grupos que participam nas Janeiras”.

De referir que todos os 34 grupos participantes receberam prémios de participação, sendo que aos três primeiros classificados foi atribuída a quantia de 300, 250 e 200 euros, respetivamente.

O Concurso/Encontro de Cantares das Janeiras de Cabeceiras de Basto pretendeu, à semelhança das edições anteriores, reviver a tradição e estimular a defesa do património cultural local.


Cavaquinhos da Raposeira (1º Prémio)
Bombeiros Cabeceirenses (2º Prémio)
Grupo Coral da S. Martinho do Arco de Baúlhe (3º Prémio)

Adicionar comentário

Scroll