Conteúdo

Apresentação de livro «Ama-me sem me suportares» encerra Semana da Educação

Mais de um milhar de pessoas esteve envolvida na realização desta iniciativa

30 de outubro, 2012
Apresentação de livro «Ama-me sem me suportares» encerra Semana da Educação
A apresentação do livro ‘Ama-me sem me suportares’, de Fátima Marinho, encerrou a segunda edição da Semana da Educação de Cabeceiras de Basto. A iniciativa teve lugar no Sábado, dia 27 de outubro no Auditório Municipal Ilídio dos Santos.
Marcaram presença os Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Engº Joaquim Barreto e Dr. Serafim China Pereira, respetivamente, o Presidente da Junta de Freguesia de Refojos, Francisco Alves, o vereador da Cultura, Dr. Domingos Machado, demais autarcas, familiares, amigos e público em geral, que se deslocaram ao Auditório Municipal Ilídio dos Santos para assistir à cerimónia que foi também o encerramente desta semana dedicada à educação que decorreu no concelho, de 22 a 27 de outubro.

Após a abertura da sessão feita pelo vereador da cultura, Dr. Domingos Machado, que enalteceu a persistência de todos quantos utilizam a escrita para comunicar, criando simultaneamente pretextos criativos e motivos de encontro, coube à autora falar deste livro de poesia que aborda temas como amor, paixão, morte, ternura e esperança, refletindo assim, fragmentos de vida, nomeadamente da sua, que se desenvolveu em parte neste concelho, onde disse sentir um ambiente saudável, de solidariedade, onde as pessoas são genuínas e onde gosta de regressar.

A autora, para quem a poesia “é comunicar com o avesso da nossa alma”, enalteceu este tipo de iniciativas promovidas pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto nas quais participa com entusiasmo sempre que convidada.

Por fim, o edil Cabeceirense, Engº Joaquim Barreto, felicitou a autora, o seu percurso académico, profissional e literário, que orgulha os cabeceirenses e projeta o nome deste concelho. Na oportunidade, o autarca fez ainda um balanço francamente positivo, desta Semana da Educação que agora findou em Cabeceiras de Basto.

Mais de um milhar de pessoas, esteve envolvida na realização desta iniciativa organizada pela Câmara Municipal e pela Emunibasto, com o apoio do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, do Externato de S. Miguel de Refojos, da Régie Cooperativa Basto Vida, da CPCJ e do Pólo de Formação de Basto, promovendo e dinamizando diversas ações direcionadas para a comunidade educativa em particular e para a população em geral.

Exposições diversas, teatro, hora do conto, workshops, feira de Outono, apresentação de livros, ações de sensibilização, ateliês, recitais, entre outras atividades decorreram em diferentes cenários, tais como os Centros Escolares, os Jardins de Infância, as Bibliotecas Municipais e Escolares, os Museus, entre outros equipamentos públicos, que desta forma ganharam nova dinâmica e envolveram a população em torno das questões da educação e da cultura.

‘Uma Semana onde se ensinaram e se aprenderam boas práticas e boas experiências’ disse em jeito de balanço o edil Cabeceirense, Engº Joaquim Barreto, para quem a promoção de atividades descentralizadas de cariz educativo, cultural e social, abrangeu várias gerações e permitiu que durante estes dias ‘sentissemos e vivessemos mais a educação e a cultura no nosso concelho, assim como a forma de pensar e de agir das nossas gentes’.

Esta Semana ficou igualmente marcada pela entrega de certificados e diplomas de mérito aos alunos do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto que concluiram com êxito mais uma etapa escolar seja através do Centro Novas Oportunidades, seja através da frequência de cursos técnico profissionais.
A cerimónia de entrega dos prémios do VII Concurso Literário Conto Infantil dinamizado pela Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho e o lançamento da coletânea dos seis contos vencedores do concurso literário – conto infantil, fizeram igualmente parte do programa, cujo sucesso só foi possível com o envolvimento de diversos parceiros e da comunidade em geral.

Ao longo desta Semana foram ainda apresentadas as exposições: ‘Outras terras, outras gentes’ (pintura, de Marlene Galvão) na Casa Municipal da Cultura, ‘Olhar infinito’ (pintura, de Ana Paula Duro), na Casa do Povo do Arco de Baúlhe e ‘Regresso à Escola de antigamente’, na Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, no Arco de Baúlhe.


Scroll