Conteúdo

Diretor-geral de Desenvolvimento Rural inaugura amanhã a Agro-Basto

Agro-Basto é montra para a promoção dos produtos locais

26 de setembro, 2012
O diretor-geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Engº Pedro Teixeira, inaugura amanhã, dia 27 de setembro, às 17 horas, a 36ª edição da Agro-Basto - Exposição/Feira das Atividades Económicas, um certame há muito consolidado e que é uma referência na região norte do país.
A abertura oficial do evento, que marca anualmente o cartaz das Festas do Concelho de Cabeceiras de Basto, decorre na Praça Francisco Xavier de Almeida Barreto, na envolvente ao Mercado Municipal.

A Agro-Basto conta com a presença mais de uma centena de expositores, apresentando-se como uma montra privilegiada para a promoção dos produtos locais, especialmente das carnes das raças autóctones, do turismo ambiental, da gastronomia e do artesanato.

Para além de uma grande mostra de equipamentos, produtos e serviços, a Agro-Basto tem como objetivo a promoção socioeconómica, cultural e turística das Terras de Basto. Trata-se, por isso, de uma ótima oportunidade para promover, valorizar e divulgar a diversidade das potencialidades, das atividades, dos serviços e dos produtos de uma vasta região, particularmente das Terras de Basto.

Na Agro-Basto estarão representadas máquinas e alfaias agrícolas, artes e ofícios tradicionais, produtos ligados à atividade económica em geral e instituições que, de alguma forma, promovem o desenvolvimento local. O recinto compreenderá ainda espaços destinados à exposição pecuária, à fauna e à flora. A promoção gastronómica estará a cargo da Emunibasto E.E.M., no restaurante da cave do Mercado Municipal-Multiusos, que servirá a carne barrosã, os vinhos verdes de Basto a doçaria tradicional, entre outros produtos.

A entrada principal da Agro-Basto será feita pelo parque de estacionamento traseiro ao edifício do Mercado Municipal. Nessa área será montada uma tenda de grandes dimensões, onde estarão expostas novas culturas agrícolas emergentes no nosso concelho, tais como a produção de mirtilos, de framboesas, fisalis, kiwis e plantas aromáticas. No mesmo espaço estarão, também, representadas novas atividades ligadas à agricultura relacionadas com a produção de porco bísaro e de ovelhas, entre outras atividades.

No exterior da tenda estarão expostos produtos que, de alguma forma, estão diretamente relacionados com o nosso concelho e com o que a natureza põe à nossa disposição, nomeadamente o fumeiro tradicional, os vinhos, a doçaria tradicional, o mel, as compotas, os licores, o artesanato de lã, linhos e tanoaria.

O Energybus – o autocarro que promove a eficiência energética – estará também presente no certame. Trata-se de um autocarro temático, em torno da utilização racional da eletricidade, que tem como objetivo final informar, sensibilizar e promover o consumo eficiente da energia elétrica em Portugal.

De salientar, ainda, a aposta do Município Cabeceirense na diversificação das atividades, produtos e serviços presentes na Agro-Basto como forma de abranger e cativar novos públicos, proporcionando também aos expositores novas oportunidades de negócio.

Com um programa de animação sociocultural diversificado, este certame decorre até ao dia 30 de setembro, beneficiando da realização simultânea das Festas de S. Miguel, que atraem a esta vila Cabeceirense muitos milhares de forasteiros.
Scroll