Conteúdo

Pista para Aeronaves recebe Encontro de Ultraleves

Evente trará a Cabeceiras de Basto dezenas de ultraleves

5 de setembro, 2012
Pista para Aeronaves recebe Encontro de Ultraleves
A Pista para Aeronaves de Cabeceiras de Basto, localizada em plena Serra da Cabreira, mais precisamente, na freguesia de Abadim deste concelho, recebe no próximo Domingo, dia 9 de setembro, mais um Encontro de Ultraleves.
Trata-se de uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal e pela empresa Emunibasto, que resulta da parceria estabelecida com o Aeroclube do Norte, sedeado na Póvoa de Varzim e que trará uma vez mais a Cabeceiras de Basto, dezenas de ultraleves.

A chegada terá lugar a partir das 11h00m, altura em que esta prevista a aterragem das aeronaves nesta pista, o que constituirá certamente, como vem sendo hábito, motivo de atracção de numeroso público, que ali se desloca para apreciar estes aparelhos de voo e na expectativa de sobrevoar o concelho.

Recorde-se que a Pista para Aeronaves foi licenciada pelo Instituto Nacional de Aviação Civil no dia 15 de Junho de 2008, encontrando-se desde então em funcionamento. Um investimento feito ao longo de vários anos por esta Câmara Municipal, com o apoio do Regimento de Engenharia Nº3 de Espinho, cujo desempenho foi determinante para dotar aquela infra-estrututura de óptimas condições de utilização.

De referir que a construção desta pista, que tem como responsável o Engº Luís Dourado, teve como objectivo primeiro servir de apoio no combate aos incêndios florestais, já que entre Braga e a Serra do Alvão, zona de grande mancha florestal, com uma orografia muito acidentada e acessibilidades difíceis, não existe qualquer outra infra-estrutura desta natureza.

Trata-se por isso, de um equipamento que se reveste de grande importância ao nível da protecção civil, não só para o concelho, mas também para toda uma região que abrange concelhos como Vieira do Minho, Montalegre, Boticas, Ribeira de Pena, Mondim de Basto, Fafe e Celorico de Basto.

A Pista para Aeronaves tem cerca de mil metros de extensão, encontrando-se parte da mesma já pavimentada. É um investimento municipal ambicioso e audicioso que tem vindo a concretizar-se ao longo dos anos também com o contributo das populações.

Esta pista apresenta-se assim, como uma infraestrutura de apoio ao turismo, dotada de condições capazes de possibilitar o tráfego de aeronaves de recreio, assumindo por isso, uma tripla função, já que além de ser uma mais valia para a proteção civil, tem condições para acolher aeronaves de recreio e pode ainda ser transformada em Hipódromo, onde frequentemente se realizam corridas de cavalos, muito apreciadas pela população local, tal como aconteceu no passado dia 26 de agosto, atraindo milhares de pessoas àquele equipamento municipal.

No Domingo, a Pista recebe dezenas de ultraleves que vão sobrevoar o concelho, proporcionando uma jornada diferente em terras de Basto.
Scroll