Conteúdo

Joaquim Barreto recebeu delegação de Rives nos Paços do Concelho

Geminações do concelho ocupam um lugar de destaque

9 de agosto, 2012
Joaquim Barreto recebeu delegação de Rives nos Paços do Concelho
A delegação francesa de Rives, que chegou terça-feira a Cabeceiras de Basto, foi recebida ontem, dia 8 de agosto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal, Eng.º Joaquim Barreto, ao qual se associou o presidente da Junta de Freguesia de Refojos, Francisco Alves, freguesia geminada com Rives.
Na cerimónia esteve também presente a presidente da Assembleia de Freguesia, Prof. Stela Monteiro, o secretário, Armindo Félix e o membro da Assembleia de Freguesia, Leandro Campos.

Esta delegação constituída por um conjunto de artistas da Associação Arts et Couleus de Rives associa-se ao Encontro das Comunidades de Cabeceiras de Basto, que acontece no próximo fim de semana, com uma exposição de trabalhos de pintura a ser inaugurada no próximo sábado, dia 11 de agosto, na Casa Municipal da Cultura de Cabeceiras de Basto. De salientar que o Município de Rives está geminado com a freguesia de Refojos Basto desde julho de 2008.

À chegada, a delegação foi recebida na sede da Junta de Freguesia de Refojos, realizando-se a sessão de boas-vindas no Salão Nobre da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal deu as boas-vindas e desejou uma boa estadia à comitiva francesa, almejando que os laços de amizade entre Refojos e Rives sejam aprofundados e reforçados.

Depois de uma breve explicação sobre a história do Mosteiro Beneditino de S. Miguel de Refojos e sobre o Salão Nobre, o autarca destacou a importância da exposição de pintura protagonizada pela Associação Arts et Couleus de Rives que contará, na sua abertura, com um evento surpresa ao qual se juntarão as associações concelhias e a população em geral. De acordo com Joaquim Barreto, esta exposição de pintura valoriza as artes, o conhecimento e reforça a transmissão de cultura.

“Tenho a certeza que a geminação - cooperação institucional - com os intercâmbios ao nível da cultura, da história, da juventude, do desporto, da área social, para além do seu simbolismo, transmite aos nossos emigrantes em França sentimentos de orgulho e honra” porque “as geminações trazem bem-estar e alegria e fortalecem a relação dos emigrantes com a terra que os acolheu”, disse Joaquim Barreto, dando os parabéns às freguesias de Refojos e Rives por manterem estes laços de cooperação cultural.

No final, o presidente da Câmara entregou uma lembrança a todos os presentes, recebendo também uma lembrança do maire de Rives, Alain Dezempte.

Na sede da Junta de Freguesia, o presidente, Francisco Alves, desejou uma boa estadia à delegação francesa, manifestando também o desejo de levar pintores cabeceirenses a Rives, localidade francesa de Grenoble.

Marie-Ange Chêne, membro da Associação Arts et Couleus e representante do Município de Rives para a área das geminações, agradeceu a calorosa receção, realçando que é vontade de Rives manter viva a geminação. Regozijou-se, ainda, com a concretização do projeto de intercâmbio cultural entre Rives e Refojos de Basto.

Yvonne Cochard, vice-presidente da Associação Arts et Couleus agradeceu ao município cabeceirense a possibilidade dos pintores de Rives poderem expor os seus trabalhos na Casa da Cultura, manifestando o interesse da delegação em participar ativamente no Encontro das Comunidades.

Nesta edição 2012 do Encontro das Comunidades, as geminações ocupam um lugar de destaque. Neste ano completam-se os 15 anos da geminação entre o Município de Cabeceiras de Basto e o Município de Neuville-sur-Saône, localidade francesa da Região de Lyon.

A exposição inserida no Encontro das Comunidades contará, ainda, com a presença de dois stands daqueles municípios franceses de Rives e Neuville-sur-Saône, onde serão dados a conhecer ao público os objetivos, fundamentos e resultados das geminações que a vila de Cabeceiras de Basto e a freguesia de Refojos estabeleceram com Rives e Neuville-sur-Saône.

Também o Flash Mob, que antecede a abertura da exposição de pintura da Associação Arts et Couleus de Rives, abordará o tema da multiculturalidade e a sua importância para as diferentes comunidades existentes no nosso concelho e no mundo.

Estão, assim, conjugados todos os ingredientes que farão certamente desta iniciativa um sucesso em Cabeceiras de Basto.
Scroll