Conteúdo

Museu das Terras de Basto promove «Mercadinho dos sabores e dos saberes»

Iniciativa decorre no dia 16 de junho

6 de junho, 2012
Museu das Terras de Basto promove «Mercadinho dos sabores e dos saberes»
Em Cabeceiras de Basto, um concelho ainda profundamente marcado pela paisagem natural e onde as pessoas continuam a cultivar frutas e legumes destinados ao consumo caseiro, mantêm-se sabores de outras épocas. O Museu das Terras de Basto organiza, no Núcleo Ferroviário de Arco de Baúlhe, um «Mercadinho dos sabores e dos saberes».
No Sábado, dia 16 de junho, da parte de tarde entre as 15 e as 18h00 horas, quem visitar o Núcleo Ferroviário vai ter possibilidade de ver, e em muitos casos de saborear, os produtos que a terra dá nesta época do ano e alguns dos pratos que com eles se confeccionam.

À venda estarão legumes de diversas qualidades, fruta, ovos, vinho, fumeiro (chouriços, salpicões, alheiras) e mel.

Não faltará a broa, o bolo de chouriço e o pão com chouriço, bem como, alguns doces de romaria, como são as cavacas, os rosquilhos e os rebuçados.

Haverá também exposição e venda de produtos em lã feitos pelas mulheres de Bucos, artesanato e miniaturas de alfaias agrícolas manufacturadas em madeira.

A entrada neste «Mercadinho dos sabores e dos saberes» é gratuita.

Enquanto decorre o «Mercadinho dos sabores e dos saberes», os visitantes podem ainda ‘espreitar’ a exposição ‘Comboio a comboio se percorre o mundo…’ que se encontra patente ao público naquele equipameno cultural, até julho do corrente ano. Uma coletânea de comboios americanos em miniatura, réplicas de máquinas como ‘Super Chief’, utilizado pela empresa Atchison, Topeka e Santa Fé Railway, Locomotiva a diesel EMD F7 da UP, entre outros exemplares que podem ser observados e cuja organização contou com o apoio da APAC – Associação Portuguesa dos Amigos dos Comboios.

De referir que a história dos comboios em Portugal e no mundo é o ponto de partida para a promoção de programas diversificados que o Museu das Terras de Basto disponibiliza tendo em vista atrair diferentes tipos de público, seja ao Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe, ao Núcleo de Arte Sacra, no Mosteiro S. Miguel de Refojos, ou à Casa da Lã, em Bucos, valências que integram este equipamento cultural polinucleado concelhio.

Durante o «Mercadinho» os espaços visitáveis do Museu das Terras de Basto podem ainda ser vistos por todos quantos ali se desloquem nesta tarde de sábado.
Scroll