Conteúdo

Jovem Cabeceirense apresenta livro «Homero, o poeta popular»

Obra é mais um contributo para esta terra de Basto e suas gentes

12 de março, 2012
Jovem Cabeceirense apresenta livro «Homero, o poeta popular»
Perante um auditório repleto de amigos, familiares, autarcas, convidados e população em geral, o jovem cabeceirense de 17 anos de idade, João Pacheco, apresentou no dia 9 de março, no Auditório Municipal Ilídio dos Santos, o seu primeiro trabalho literário. Trata-se de um livro com mais de cem páginas, ao longo do qual dá a conhecer a vida e obra de um trovador Cabeceirense de seu nome Homero Pereira Ramos.
O livro, ‘Homero, o poeta popular’ resgata assim, do esquecimento, este repentista, alinhando um registo evocativo, cujo contéudo o autor repescou junto de familiares e pessoas próximas que com o poeta conviveram.

A apresentação do livro - que é fruto de um olhar apaixonado pela sua terra e da generosidade cultural do jovem João Pacheco, consciente do papel social do património imaterial na preservação da identidade local que merece o reconhecimento dos cabeceirenses - esteve a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, que na oportunidade realçou a ousadia do jovem ao lançar-se nesta aventura literária tendo como protagonista um poeta popular, “com facilidade para improvisar quadras em situações inesperadas, nelas pondo a sua fantasia, boa disposição e capacidade de ironia, por vezes erótica, por vezes política, ou seja, a sua riqueza de espírito que parecia ser generoso em tempos de escassez e de tirania”.

Esta publicação, ilustra também o ecletismo do autor, quer na fina perceção que revela sobre cultura e património, quer na capacidade de versejar, explicando Homero não só pela prosa cuidada, mas também pelo verso, sob a forma de quadra popular.

Uma obra que é mais um contributo para o conhecimento desta terra de Basto e das suas gentes, em diferentes contextos sociais e geracionais, mas que ajuda a desvendar a história sócio-cultural e económica deste território, referiu o autarca Engº Joaquim Barreto.

Da mesma opinião partilharam os autarcas, Dr. Serafim China Pereira e Dr. Domingos Machado, que consideram que este tipo de publicações, acrescentam conhecimento e enriquecem a bibliografia sobre esta terra e os seus intervenientes. Durante as intervenções, os autarcas felicitaram ainda o autor pela sua coragem e consciência civíca, assim como pela valorização das suas raízes e a afirmação da sua identidade.

A apresentação do autor esteve a cargo da sua madrinha, Drª Elsa Pacheco, que teceu rasgados elogios ao jovem, que nesta obra manifesta o orgulho pela sua terra, ao mesmo tempo que apela aos jovens da sua geração para participarem na promoção do desenvolvimento local. Agradeceu na oportunidade, a aposta que o actual executivo Cabeceirense, na pessoa do seu Presidente, Engº Joaquim Barreto, tem feito nas pessoas e na criação de condições físicas, mas também na promoção de oportunidades conducentes à melhoria da qualidade de vida.

No final, o autor, agradeceu a presença de todos e em particular daqueles que direta ou indiretamente estiveram envolvidos no seu projecto, que desta forma distingue um homem do povo com conhecimentos básico, mas cujos versos que com facilidade fazia, despertaram o interesse de gerações.

De referir que o jovem autor, natural de Cabeceiras de Basto, “vive uma constante preocupação de enaltecer a terra e glorificar os feitos culturais e individualidades que pudessem à partida, permanecer esquecidos”.

Esta iniciativa, apoiada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela Emunibasto, terminou com uma sessão de autógrafos.
Scroll