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Pinturas do Mosteiro de S. Miguel de Refojos estão a ser restauradas

Restauro tem em vista a sua preservação

9 de dezembro, 2011
Pinturas do Mosteiro de S. Miguel de Refojos «Alegoria à Imaculada Conceição» e «Anunciação» estão a ser restauradas
Está em curso o restauro de dois quadros pertencentes ao acervo patrimonial do Mosteiro de S. Miguel de Refojos de Basto até então patentes ao público no Núcleo Museológico do Baixo Tâmega (Núcleo de Arte Sacra). Trata-se de duas pinturas a óleo sobre tela, intituladas Alegoria à Imaculada Conceição (c. 1600) e Anunciação (c. 1600) que se inserem num conjunto retabular constituído por cinco pinturas tardo-maneirista e que possuem qualidade artística inquestionável. A sua autoria é atribuída ao pintor portuense Francisco Correia (1568-1616).

 
Por se apresentarem em avançado estado de degradação, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, considerou premente uma intervenção de conservação e restauro, tendo em vista a sua preservação. O restauro destas importantes telas, está a ser levado a cabo no atelier de conservação e restauro Porto Restauro, Lda.

Face às particularidades das duas obras, cuja complexidade estrutural das telas se revela elemento essencial na plasticidade e interpretação das camadas pictóricas das duas pinturas, será desenvolvida uma abordagem interdisciplinar que visa essencialmente reflectir sobre a problemática da intervenção de conservação e restauro a efectuar e o trabalho a realizar no suporte tecido será integrado numa tese de doutoramento sobre o uso de telas na pintura portuguesa, desde a sua implementação até à sua produção industrial.

Através deste estudo de conservação e restauro será possível conhecer a estrutura dos suportes, os tipos de fibras, os fios de teia e de trama utilizados, as estruturas ortogonais representadas e suas densidades.
Por conferirem certa anisotropia ao suporte, estes elementos influenciam os demais estratos das pinturas, nomeadamente as camadas pictóricas.

Nas pinturas de Francisco Correia em análise, esta influência é bem visível na textura e plasticidade das camadas pictóricas, deixando transparecer as estruturas complexas das telas e acusando a presença de estratos pouco espessos, ambos tão determinantes na abordagem de conservação e restauro a seguir.

Desta forma, a análise das propriedades físicas, mecânicas e químicas dos materiais constituintes destes suportes tecidos contribuirá para um conhecimento mais aprofundado das obras, ajudará a identificar as causas de degradação e permitirá determinar a abordagem de conservação e restauro a seguir.
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