Conteúdo

XI Encontro de Quadras de S. Martinho

Domingo, no Pavilhão Desportivo do Arco de Baúlhe

9 de novembro, 2011
Com o intuito de promover o convívio entre os municípes, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a empresa Emunibasto, E.E.M. com o apoio da Junta de Freguesia do Arco de Baúlhe e em colaboração com as associações, colectividades e instituições do concelho, levam a cabo no próximo Domingo, dia 13 de Novembro, o XI Encontro de Quadras de S. Martinho.

Trata-se de uma iniciativa que visa assinalar de forma festiva uma tradição há muito arreigada nesta região - o S. Martinho - e com ele a realização de magustos populares um pouco por todo o concelho.

Por outro lado, ao promover este Encontro de Quadras de S. Martinho, a organização está a contribuir para preservar o nosso património cultural, proporcionando uma tarde de animação musical, durante a qual vinte e quatro grupos em representanção de outras tantas colectividades sobem ao palco para interpretar músicas e letras, originais ou adaptadas, alusivas à efeméride e desta forma recriar costumes e valores do património colectivo e imaterial.

O programa propriamente dito começa pelas 14h30m, com a recepção dos grupos e do público em geral. Pelas 15h00m, os tocadores de concertinas sobem ao palco para apresentar um reportório de temas populares e assim animar a primeira parte da festa.

Segue-se o desfile dos grupos participantes que integram diversas faixas etárias da população e que vão dar corpo ao XI Encontro de Quadras de S. Martinho. Uma vez apresentado o rol das cantigas pelos diferentes grupos culturais e recreativos provenientes de todo o concelho, terá lugar o já tradicional magusto para todos os presentes, entre os quais os grupos participantes, autarcas e demais populares que se desloquem ao Pavilhão Desportivo do Arco de Baúlhe, para assistir e participar nesta iniciativa municipal concelhia, bem do agrado da população.

A festa de S. Martinho terminará em clima de grande animação ao toque das concertinas, a que normalmente se associam grupos espontâneos que ao som dos instrumentos tradicionais darão azo a grande alegria.

Os grupos inscritos neste certame receberão um prémio de presença e um diploma de participação.

Recuperar e dinamizar as tradições mais antigas, preservando o património cultural imaterial, bem como proporcionar às pessoas de todas as idades, momentos de lazer e de convívio, são os principais objectivos de mais esta iniciativa que integra o calendário das actividades sócio - culturais do Município de Cabeceiras de Basto.
Scroll