Conteúdo

Emunibasto apresenta relatório da Feira e Festas de S. Miguel e Agro-Basto

Executivo distingue cabeceirense campeão mundial de veteranos em atletismo

13 de outubro, 2011
Emunibasto apresenta relatório da Feira e Festas de S. Miguel e Agro-Basto
Sob a Presidência do Engº Joaquim Barreto, reuniu hoje, dia 13 de Outubro, no edifício dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto. Dos assuntos tratados, destaca-se a apresentação por parte da Emunibasto, do relatório síntese referente às Feira e Festas de S. Miguel – Festas do Concelho, que decorreram nesta vila de Cabeceiras de Basto, entre os dias 20 e 30 de Setembro, bem como à 35ª Agro-Basto- Exposição/Feira de Actividades Económicas de Basto, realizada de 23 e 29 do mesmo mês.
Festas que integraram um programa vasto e diversificado que proporcionou aos Cabeceirenses e a milhares de visitantes, ao longo dos onze dias, um conjunto de actividades e acções que atraíram muito público de diferentes faixas etárias, demonstrando assim ser do interesse e gosto geral. Foram iniciativas que, mantendo as tradições, animaram o concelho e promoveram o património e a cultura locais.

O documento destaca a majestosa procissão de S. Miguel, o cortejo etnográfico, com a participação de dezasseis Juntas de Freguesia, o folclore, as corridas de cavalos, a vacada, as chegas de bois, a ronda das concertinas, o encontro de onze grupos de bombos e tanta outra animação.

Como habitual, a Festa decorreu em diversos espaços da vila, enquanto que a Agro-Basto se desenvolveu no espaço que há muito lhe está destinado, ou seja, a Praça Arcipreste Francisco Xavier de Almeida Barreto, o mercado e o mercado de gado, criando-se assim, dinâmicas em diferentes locais que contribuiram para a animação socioeconómica do tecido empresarial da vila.

Ao tomar conhecimento, do documento, a Câmara Municipal congratulou-se com os resultados financeiros desta iniciativa que, ao longo de onze dias de festa, proporcionou aos residentes e visitantes, um conjunto de acções e eventos que atraiu públicos de todas as faixas etárias, crianças, jovens, adultos e seniores, sem, contudo, ter sido necessário recorrer a espectáculos megalómanos de custos muito elevados, que, em tempo de dificuldades da região, do país e do mundo, seriam de difícil compreensão para a maioria dos cidadãos. O que foi feito foi suficiente e contribuiu de forma notória para a promoção e prestígio do concelho, lê-se no documento.

Na oportunidade a Câmara Municipal agradeceu a todas as pessoas singulares e colectivas (Associações e outras entidades públicas, nomeadamente as Juntas de Freguesia), identificadas no referido relatório, que colaboraram e apoiaram as Feira e Festas de S. Miguel e Agro-Basto 2011, reconhecendo que esses contributos foram muito importantes e muito contribuiram para o sucesso das mesmas.O documento segue agora para a Assembleia Municipal para conhecimento.

Nesta reunião, o executivo municipal decidiu ainda aprovar um voto de louvor, congratulação e regozijo ao campeão mundial de veteranos em atlestismo, Bernardino Pacheco Pereira. Trata-se de um Cabeceirense natural da freguesia de Outeiro, residente em Queluz, concelho de Sintra, que aos 75 anos de idade, apresenta um percurso notável na modalidade desportiva de Atletismo. A sua participação em provas oficiais, desde 2000, tem-se destacado com excelentes classificações o que demonstra uma grande dedicação, um enorme empenho e uma forte vontade de vencer, como facilmente se pode comprovar pelo seu extraordinário palmarés.

Tudo começou no ano de 2000, quando tinha 64 anos de idade. Participou nesse ano na prova de atletismo de S. Bartolomeu, em Cavez, Cabeceiras de Basto, tendo ficado classificado em 1º lugar. Desde então tem marcado sempre presença nesta prova.

Ao longo dos últimos onze anos, tantos quantos tem de carreira no atletismo, obteve centenas de vitórias em provas e torneios nacionais, destacando-se os torneios das Câmaras Municipais de Oeiras e Sintra. Em Oeiras, fez 103 provas conquistando 101 primeiros lugares e dois segundos lugares. Em Queluz, Sintra, conquistou nove primeiros lugares.

Em 2005, conquistou o primeiro lugar na Meia Maratona de Sevilha e em 2006, conquistou a Medalha de Ouro na Meia Maratona de Ávila, em Espanha.

A sua participação em Mundiais dá-se a partir do ano de 2009. Nesse ano, através da Federação Nacional de Veteranos, correu os Mundiais de Atletismo que tiveram lugar na Finlândia, tendo obtido uma honrosa terceira posição (Medalha de Bronze). Em 2010, esteve nos Europeus, na Hungria, tendo obtido um segundo lugar (Medalha de Prata) nos 10.000 metros e terceiro lugar nos 5.000 metros (Medalha de Bronze).
Em Julho do corrente ano de 2011, o veterano atleta, Bernardino Pacheco Pereira, conquistou nos Mundiais de Atletismo, realizados em Sacramento, nos Estados Unidos da América, três Medalhas de Ouro, nas modalidades de 10.000 metros, 5.000 metros e 1.500 metros, sendo aclamado Campeão Mundial de Veteranos nas três modalidades.

Mais recentemente, no passado mês de Setembro, venceu em Sintra uma prova de 5.000 metros e em 2 de Outubro último, no Estádio Nacional, sagrou-se Campeão Nacional dos 10.000 metros da época 2010/2011.

Ao conquistar inúmeras Medalhas de Ouro, Prata e Bronze, o atleta tem contribuído para a promoção e valorização do desporto em geral e do atletismo em particular, mas também para a promoção do nosso concelho, ao mesmo tempo que reforça o prestígio e a imagem de Cabeceiras de Basto, em Portugal e no estrangeiro.

Os sucessos conseguidos tiveram nas últimas vitórias em que se sagrou Campeão Nacional e Mundial a expressão maior do seu esforço, dedicação e empenho, motivo pela qual a Câmara Municipal, deliberou aprovar um voto de louvor, congratulação e regozijo pelos êxitos conseguidos ao longo da sua carreira e muito particularmente pelos êxitos conseguidos no Nacional e Mundial de Atletismo de 2011.

Por fim, o executivo municipal registou o agradecimento enviado pelo Centro de Saúde de Cabeceiras de Basto, por toda a colaboração prestada por este Município, através da cedência de autocarro para transportar as utentes daquele Centro de Saúde à consulta da especialidade de Cancro da Mama, no Porto, resultante da realização de exames efectuados neste Centro e que foram reveladores de lesões suspeitas.
Scroll