Conteúdo

Câmara Municipal investe mais de 700 mil euros em redes de saneamento

Aposta na qualidade de vida dos cabeceirenses

6 de setembro, 2011
Saneamento Cerca Nova - Arco de Baúlhe
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto continua a investir na qualidade ambiental através da construção de condutas de saneamento nas freguesias de Vila Nune, Arco de Baúlhe e Refojos (Outeirinho e EN 311, nos lugares de Água Redonda, Senhora de Fátima, Cancela e Alto do Pinheiro). A muito curto prazo será beneficiada a rede de saneamento e construção de ETAR na freguesia de Cavez.
Em Vila Nune, decorre a construção da rede de saneamento, com a extensão de 4.286 metros (mais de quatro quilómetros) e respectiva Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR). Esta obra vai servir 75 habitações e 225 consumidores. Com um investimento da ordem dos 200 mil euros, a empreitada tem um prazo de execução de 150 dias, devendo estar concluída até finais do próximo mês de Dezembro.

Na freguesia de Refojos, a rede de saneamento ao longo da EN 311, entre Água Redonda, Senhora de Fátima, Cancela e Alto do Pinheiro, terá uma extensão de 2.997 metros (quase três quilómetros), servindo a médio prazo 73 habitações, num total de 219 consumidores. O investimento na rede de saneamento da EN 311 estima-se em cerca de 137 mil euros, devendo estar concluída em meados do mês de Janeiro de 2012. O colector da EN311, actualmente em construção desde Água Redonda até à Rotunda do Pinheiro, ficará ligado à rede existente da vila de Cabeceiras de Basto.

Ainda na freguesia de Refojos, no Lugar do Outeirinho, está também a ser construída a rede de saneamento e respectiva ETAR, uma obra que se desenvolverá ao longo de 1000 metros (1 quilómetro). No total, a rede de saneamento do Outeirinho servirá 59 habitações e 177 consumidores. Devendo estar concluída até ao final do ano, a obra representa um orçamento de 200 mil euros.

Na freguesia e vila do Arco de Baúlhe, a empreitada consiste em desactivar quatro fossas sépticas e construir, três estações elevatórias de águas residuais para encaminhar o saneamento para a ETAR do Arco de Baúlhe. As elevatórias localizam-se no lugar da Cerca Nova, Fundevila e Rua 5 de Outubro. Servindo, no total, 555 consumidores em 185 habitações, a conduta da rede de saneamento do Arco de Baúlhe, agora em construção, apresenta uma extensão de cerca de 1000 metros (1 quilómetro). A empreitada avaliada em 172 mil euros deve ficar pronta no próximo mês de Outubro. O objectivo é melhorar a qualidade do efluente que é descarregado no Rio Peio.

Estamos a falar de obras muito dispendiosas, que estão enterradas e que por isso não se vêem, mas cuja importância é imprescindível à qualidade ambiental no concelho de Cabeceiras de Basto. Com efeito, de uma só vez, estes investimentos, no montante global de 704 mil euros, vão beneficiar até 392 habitações, para um total estimado de 1.176 habitantes.

Esta é assim mais uma aposta da Câmara Municipal no bem-estar e na qualidade de vida dos cabeceirenses.
Scroll