Conteúdo

Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto apoia colectividades

Deliberações da reunião de 18 de Agosto de 2011

18 de agosto, 2011
Sob a presidência do Engº Joaquim Barreto, reuniu no dia 18 de Agosto, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto. Dos assuntos tratados, o destaque vai para a decisão do executivo municipal, em prosseguir com o apoio às colectividades, tendo em vista a execução de actividades de natureza diversa, cuja realização intensifica a dinâmica associativa concelhia e agrega a população em acções que simultaneamente conduzem ao bem-estar social, seja a nível da ocupação dos tempos livres, seja ao nível cultural, desportivo ou recreativo.
Assim sendo, o executivo disponibilizou para o efeito, a quantia global de 5.580,94 euros.

Neste âmbito, a Comissão de Festas de Nossa Senhora dos Remédios recebeu apoio logístico para a realização da iniciativa ‘erguer do pau da bandeira’, que anualmente organiza marcando assim, o arranque destas afamadas festas religiosas que o Arco de Baúlhe promove.

Uma romaria popular que acontece no primeiro fim-de-semana de Setembro e que agrega não só os arcoenses em particular, como os cabeceirenses em geral, mas também milhares de forasteiros que ali se deslocam para participar e assistir ao programa festivo que esta comissão apresenta todos os anos.

Ao Arco Rotações Clube, a Câmara Municipal decidiu atribuir um apoio financeiro tendo em vista auxiliar dois dos seus atletas que se têm destacado na modalidade de motocross, nomeadamente Ivo Fernandes e Diogo Graça. Este último, integrou recentemente provas internacionais como o Campeonato da Europa e o Campeonato do Mundo que decorreram em França e Itália, respectivamente, no início do mês de Agosto.

Por sua vez, o Cavez Clube de Caça e Pesca, recebeu um apoio monetário tendo em vista ajudar a custear as despesas inerentes à realização do Concurso Nacional de Pesca Desportiva de Rio, a realizar no dia 21 de Agosto, assim como, ao convívio anual de pesca desportiva para pescadores amadores. Duas iniciativas que têm como cenário, a Pista de Pesca Desportiva, localizada nas margens do rio Tâmega, em Cavez.

Ainda no que aos eventos desportivos diz respeito, o executivo decidiu apoiar a Associação Roladores de Basto, na organização do VI Passeio de Cicloturismo de Cabeceiras de Basto com prova de roda livre e o IV Passeio de BTT – Rota do Guerreiro agendado para o próximo mês de Outubro.

O Desportivo do Arco de Baúlhe recebeu também, um apoio financeiro destinado à realização do Torneio de Futsal de Verão que teve lugar no Polidesportivo do Arco de Baúlhe, de 25 de Julho a 12 de Agosto.

À Associação do Grupo Folclórico de S. Nicolau – Cabeceiras de Basto foi destinado um apoio financeiro para fazer face a despesas iniciais tidas com a construção da sua sede social.

O Grupo de Cavaquinhos da Raposeira recebeu igualmente um apoio monetário destinado a auxiliar a deslocação deste grupo a Lisboa no próximo mês de Setembro, para participar na Romaria Minhota que a Casa do Minho organiza todos os anos, representando assim, este concelho.

Por fim, o executivo registou o agradecimento enviado pelo Exército Português, através do Grupo de AutoMetrelhadoras (GAM) pela coooperação institucional estabelecida com a Câmara Municipal, materializada no apoio prestado ao GAM/Bringlnt/KFOR, que contribuiu para o sucesso global do exercício PRISTINA 112, que decorreu em Cabeceiras de Basto, entre os dias 21 e 29 de Julho do corrente ano.
Scroll