O Município de Cabeceiras de Basto aposta no desenvolvimento sustentável do concelho, e para tal, dá particular ênfase à participação dos actores locais nas iniciativas individuais ou de grupo.
Este evento que conta com a participação dos actores locais é fundamental no processo de desenvolvimento regional e local pois provoca:
- A emergência de profissionais com formação em artes que foram caindo em desuso e diluindo-se no tempo, mas que são tão importantes para o património cultural e para a identidade territorial.
- A valorização e promoção dos produtos e raças autóctones.
- A preservação da herança natural e cultural.
Para uma maior consciência do património, contamos com profissionais, alguns a trabalhar ao vivo e interagindo com os visitantes, de cestaria, da tamancaria, da latoaria, da lã, do linho, bem como de produtores de mel, vinho, fumeiro, queijo, pão, produtos hortícolas, entre outros.
Destacamos também a promoção Gastronómica, o concurso de Mel e da Broa, o concurso de Raças Autóctones – galináceos, a tocata de concertinas, cavaquinhos e cantares ao desafio, a Garraiada/ Vacada, e a Corrida de Toiros.