No próximo dia 30 de Abril, a partir das 9:00 horas.
Objectivos:
Reviver e recriar os trabalhos agrícolas dos nossos antepassados
Dar a conhecer aos mais novos a actividade do mundo rural de outros tempos
Promover o intercâmbio intergeracional
Programa:
8h30m: Concentração na Quinta Pedagógica com o tradicional “Mata Bicho” (Broa e Aguardente)
09h00: Início da Lavoura
10h30: Pequeno-almoço [Pataniscas, tremoços, azeitonas, figos,sortido, vinho, água]
12h30: Almoço [Bacalhau frito; Feijoada / Arroz Seco]
14h00: Animação musical com ‘Os Cavaquinhos da Raposeira’ e os Alunos de Concertina da Casa do Povo do Arco / Casa da música
Cada vez mais, os cidadãos têm consciência comunitária do valor histórico e da riqueza etnográfica do seu património colectivo, da defesa e da conservação dos bens culturais, sobretudo desde a campanha do Ano Europeu do Património Arquitectónico (1975).
Neste contexto, tentamos manter a originalidade e singularidade das realidades geográficas, das características materiais e imateriais do nosso território, preservando e reforçando a identidade local.
A Câmara Municipal, a Emunibasto, E.M. e Associações Culturais e Recreativas, recriam os trabalhos agrícolas dos nossos antepassados e as suas refeições, assim como as formas mais genuínas e autênticas na antiguidade dos cantares, na riqueza e na adequação dos instrumentos musicais e dos trajes.
No início temos o tradicional “Mata-bicho” (broa e aguardente); ao pequeno-almoço teremos vinho, tremoços, figos secos e ao almoço bacalhau, barriga de porco, vinho, água e broa.
Organização:
Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto
Emunibasto. E.E.M.
Apoio:
Basto Vida