Conteúdo

Teatro Gastronómico: A Saga de Zacarias contra a Morte e o Diabo

Local
Sala Multiusos do Mercado Municipal de Cabeceiras de Basto

Data
12/02/2011

Hora
20:00 horas

A Saga de Zacarias contra a Morte e o Diabo
“Um homem tenta enganar a Morte para ganhar mais vida e convida a Morte para ser a sua comadre e para ter ainda mais vida faz um pacto com o Diabo. Quem será mais forte? A Morte ou o Diabo?” É esta a história cómica e burlesca que conta ‘A Saga de Zacarias contra a Morte e o Diabo’, uma peça de teatro que entra em cena no próximo dia 12 de Fevereiro na Sala Multiusos do Mercado Municipal de Cabeceiras de Basto, a partir das 20 horas.

Trata-se de “um conto viajante antigo que percorreu muitas culturas em diferentes países e faz parte dos contos da nossa memória”.

Os bilhetes já estão à venda e podem ser adquiridos pelo preço de 12 euros na Casa da Cultura, Posto de Turismo e Mercado Municipal de Cabeceiras de Basto, ou ainda na Casa do Povo do Arco de Baúlhe.
Patifarias, brincadeiras, patuscadas e muita comédia prometem arrancar boas gargalhadas ao público.

Nesta produção, impulsionada pelo Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso, com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, surge um novo conceito - o Teatro Gastronómico.

Enquanto o espectador come, bebe e dança pode jantar com as personagens que dão corpo à Saga de Zacarias. No decorrer da encenação é servido um pica-no-chão especial preparado com o requinte dos sabores do Minho.

A encenação procura a fusão de linguagens, sonoridades e memórias, utilizando dialectos populares, recuperando gestos e costumes e revelando crenças de um povo que acredita no fabuloso.

Com texto e encenação do director galego Moncho Rodriguez, a peça ‘A Saga de Zacarias contra a Morte e o Diabo’ é interpretada pelos actores Armando Luís (Zacarias), Isabel Pinto (Mulher de Zacarias), Marta Carvalho (Rezadeira e Juvita), Roberto Moreira (Diabo) e Sofia Lemos (Morte). A música é da responsabilidade de Narciso Fernandes e Ramon Barreto.

A sessão contará, ainda, com a presença de Anabela Esteves e do Grupo de Cavaquinhos do Centro Comunitário do Vale do Cávado.

Com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, o Centro de Criatividade apresenta ‘A Saga de Zacarias contra a Morte e o Diabo’, uma experiência inédita que associa as delícias de um produto cultural divertido com os sabores típicos da culinária da região minhota.

De salientar que o projecto do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto foi implementado em 2010 em parceria com o Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso. Incentivar e desenvolver o gosto pela arte e cultura nas camadas mais jovens e ao mesmo tempo envolver toda a comunidade em acções colectivas de espectáculos e celebrações artísticas são os principais objectivos deste projecto, que conta com o empenho da empresa municipal Emunibasto.

Através de novas linguagens cénicas, o Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto tem impulsionado a renovação da tradição, memória e identidade da cultura local.

A formação de novos públicos tem também possibilitado a criação de ensaios de intercâmbio e aproximação entre as gentes da região do Minho e do Barroso.



O público/espectador é convidado a participar na peça fazendo parte de algumas importantes cenas, onde são servidas iguarias típicas minhotas, e, no final, um inesquecível jantar.

Este espectáculo, que acontece num lugar privilegiado da zona histórica e rural de Cabeceiras de Basto, para além da oferta de um grande divertimento, promove as memórias e as tradições como paraísos de encantamento – casas senhoriais, quintas rurais, que são verdadeiros patrimónios culturais, onde o público/espectador se pode hospedar e desfrutar de um final de semana de descanso junto da natureza.
Scroll