Conteúdo

Cabeceiras de Basto celebrou Dia Mundial da Árvore e da Poesia

Largada de perdizes, plantação de árvores, poesia e oficinas lúdicas juntam comunidade educativa e seniores do concelho

21 de março, 2023
Cabeceiras de Basto celebrou Dia Mundial da Árvore e da Poesia
Cabeceiras de Basto festejou hoje, dia 21 de março, o Dia da Árvore e da Poesia com um programa diversificado e muito animado. O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, vereadores, presidentes de Juntas de Freguesia, a diretora do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto e técnicos do município, acompanharam as diferentes ações.
As diferentes iniciativas decorreram ao longo do dia na Praça da República, Claustro do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, Centro de Educação Ambiental, Parque Urbano, monte da Senhora da Orada e Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe.

Em colaboração com o Agrupamento de Escolas, Gabinete Técnico Florestal, CTCMCB – Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Basto Vida, Externato S. Miguel de Refojos e Centro Social de Cabeceiras de Basto, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto preparou um conjunto de atividades com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar e a população, em geral, para a defesa, valorização e preservação da floresta; dar a conhecer as especificidades da fauna e flora concelhia; e celebrar a diversidade do diálogo e a criatividade.

Esta manhã, as crianças do Clube da Floresta – ‘Os Javaleiros’ – da Escola Básica da Ferreirinha, de Cavez, acompanhadas dos seus professores e educadores, participaram na largada de perdizes, num total de 24 aves, que decorreu no monte da Senhora da Orada. Uma iniciativa que cativou as crianças que lançaram as perdizes no voo de liberdade pela natureza.

Na Praça da República, ao longo do dia, os alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas e do Centro Social de Cabeceiras de Basto realizaram atividades desportivas, experimentaram as oficinas criativas de música e dança, bem como as oficinas de expressão plástica e assistiram, também, à sessão dinamizada pelo CTCMCB dedicada à poesia que decorreu na Sala de Acolhimento ao Visitante, no Claustro do Mosteiro.

No Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, os alunos do Externato de S. Miguel de Refojos participaram na iniciativa ‘A Árvore da Poesia’ que contou com atividades lúdicas e pedagógicas.

Nesta tarde de 21 de março, no Parque Urbano, decorreu também uma plantação de árvores que contou com os utentes dos espaços de convívio e lazer do concelho. No Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe, os utentes dos ECL’s do Arco de Baúlhe e Vila Nune deram corpo à iniciativa ‘As plantas do nosso Jardim’ com a plantação de uma laranjeira no espaço de lazer e de plantas aromáticas no canteiro do núcleo ferroviário.

Um dia pleno de diversão e de experiências diferenciadoras que cativaram certamente todos aqueles que participaram nesta jornada dedicada à árvore e à poesia.
Scroll