Conteúdo

Cabeceiras de Basto festeja Dia da Árvore e da Poesia

Refletir na importância da preservação do ambiente na qualidade de vida da população

17 de março, 2023
Cabeceiras de Basto festeja Dia da Árvore e da Poesia
A Câmara Municipal, em colaboração com o Agrupamento de Escolas, o Externato S. Miguel de Refojos, o Centro Social de Cabeceiras de Basto, a Basto Vida e o CTCMCB – Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, celebra na próxima terça-feira, dia 21 de março, o Dia Mundial da Árvore e da Poesia com um programa dedicado, especialmente, à comunidade educativa.
São objetivos desta celebração sensibilizar a comunidade escolar e a população, em geral, para a defesa, valorização e preservação da floresta; dar a conhecer as especificidades da fauna e flora do concelho; e comemorar a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação.

Durante a manhã, entre as 9h30 e as 11h30, e no período da tarde, das 14h00 às 15h30, decorrerá no Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros a iniciativa ‘A Árvore da poesia’, com ações lúdicas e pedagógicas nas quais participação seis turmas do Externato de S. Miguel de Refojos.

A partir das 10h45, no monte da Sra. da Orada, haverá largada de perdizes, onde o Clube da Floresta – ‘Os Javaleiros’ – da Escola Básica da Ferreirinha, de Cavez, estará presente e empenhado.

Paralelamente, vão realizar-se várias atividades desportivas no Parque do Mosteiro e oficinas criativas (música, dança e leitura) e de expressão plástica na Praça da República, ações nas quais estarão presentes os alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas e do Centro Social de Cabeceiras de Basto.

No Parque Urbano está também agendada a plantação de árvores durante a tarde, mais concretamente entre 14h00 e as 16h00.

A partir das 15 horas do dia 21 de março, no Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe do Museu das Terras de Basto, decorrerá a iniciativa ‘As plantas do nosso Jardim’ com o objetivo de sensibilizar a comunidade para o respeito, importância e preservação do meio ambiente. Nesta atividade vão participar os utentes dos Espaços de Convívio e Lazer do Arco de Baúlhe e Vila Nune que irão plantar uma laranjeira no espaço de lazer e plantas aromáticas no canteiro do núcleo ferroviário.

Um dia repleto de ações que convidam a refletir sobre a importância que a preservação do ambiente tem na qualidade de vida da população, bem como na importância da diversidade do diálogo e da própria criatividade na compreensão do mundo.
Scroll