Conteúdo

Exposição de Meios dos Agentes de Proteção Civil

Exposição deu a conhecer equipamentos, protagonistas e intervenientes

3 de março, 2023
Exposição de Meios dos Agentes de Proteção Civil deu a conhecer equipamentos, protagonistas e intervenientes
Inserida no programa da Semana da Proteção Civil de Cabeceiras de Basto, realizou-se hoje, dia 3 de março, ao longo do dia no Parque do Mosteiro, a Exposição de Meios dos Agentes de Proteção Civil.

A exposição pretendeu mostrar à população os meios de apoio e socorro e os operacionais que intervêm na proteção civil para reduzir, prevenir e apoiar nos desastres e catástrofes, mas também garantir o socorro e a segurança no dia-a-dia.
Pretende-se, ainda, sensibilizar a comunidade escolar para a temática da proteção civil.

A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, vereadores, presidentes de Juntas de Freguesia entre outros autarcas, convidados e público em geral.

Durante a manhã, a comunidade escolar, mais concretamente os alunos do 1.º ciclo e pré-escolar do Agrupamento de Escolas e as crianças do Centro Social de Cabeceiras de Basto participaram na construção do logótipo da Proteção Civil. A iniciativa envolveu a participação de cerca de 900 crianças.

Na demonstração de meios no Parque do Mosteiro estiveram presentes o Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Força Especial Proteção Civil da ANEPC, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, a delegação do Arco de Baúlhe da Cruz Vermelha Portuguesa, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a GNR, a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), a Força Sapadores Bombeiros Florestais – ICNF, a Brigada de Sapadores Florestais - CIM do Ave, as Equipas de Sapadores Florestais – Órgãos Gestores de Baldios e Organizações Produtores Florestais e o Regimento de Cavalaria de Braga (RC6).

A atividade teve como principais destinatários a comunidade escolar e a população em geral.

Recorde-se que amanhã, dia 4 de março, vai realizar-se um simulacro de evacuação do aglomerado rural do Bairro da Portela dos Sobreiros e do Lugar do Penedo, em Gondiães, no âmbito dos programas ‘Aldeia Segura | Pessoas Seguras’.

A Semana da Proteção Civil decorre até ao próximo sábado, dia 4 de março, sendo um evento que conta com várias iniciativas que pretendem sensibilizar a população para a importância da proteção civil, dar a conhecer todos os meios e intervenientes que atuam nesta área e promover a discussão e diálogo em torno dos riscos a que todas as populações estão sujeitas.
Scroll