Conteúdo

Oitocentas crianças cantaram os Reis em Cabeceiras de Basto

Domingo, 29 de janeiro,será a vez da 25.ª edição do Concurso/Encontro de Cantares das Janeiras

27 de janeiro, 2023
Oitocentas crianças cantaram os Reis em Cabeceiras de Basto
O Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos foi esta tarde, dia 27 de janeiro, palco do XXIII Encontro de Cantares de Reis das Escolas, uma iniciativa da Câmara Municipal que juntou 785 crianças dos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do Agrupamento, bem como crianças do ensino pré-escolar do Centro Social de Cabeceiras de Basto.
Assistiram às belíssimas e animadas atuações o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, vereadores, o presidente da Junta de Freguesia de Refojos, Outeiro e Painzela, a diretora do Agrupamento de Escolas, coordenadores do estabelecimentos de ensino, professores, educadores, pais e familiares das crianças do concelho.

Trajados a rigor, de boinas na cabeça, lenços ao pescoço, cabaças às costas, cestas e candeias nas mãos, cerca de 800 crianças, num total de treze grupos, representaram as Escolas Básicas do Arco de Baúlhe, Prof.ª Filomena Mesquita, Padre Dr. Joaquim Santos, Pedraça, Ferreirinha – Cavez e Gondarém e, ainda, o Centro Social de Cabeceiras de Basto.

A organização dos Cantares de Reis das Escolas teve como principal objetivo reviver a tradição, estimulando a defesa do património cultural e a recriação dos Cantares dos Reis.

Foi uma tarde muito divertida, com a realização deste magnífico espetáculo onde os petizes interpretaram os mais genuínos cantares.

Todos os grupos participantes receberam um prémio no valor de 60 euros para serem utilizados numa livraria/papelaria do concelho cabeceirense.

No próximo domingo, dia 29 de janeiro, o movimento associativo cabeceirense, representado por 30 grupos, levará ao palco do Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos centenas de cantadores e tocadores naquela que é a 25.ª edição do Concurso/Encontro de Cantares das Janeiras. O evento tem início agendado para as 14h30.

O evento materializa-se num encontro intergeracional e cultural com o objetivo de estimular a defesa do património cultural imaterial e promover a recriação dos Cantares das Janeiras, realçando, em simultâneo, a vivacidade e vigor do movimento associativo.
Scroll