Conteúdo

V Festa da Saúde e da Solidariedade termina com balanço positivo

Criação do Gabinete de Apoio à Família foi um dos destaques do evento

24 de maio, 2010
V Festa da Saúde e da Solidariedade
Terminou no dia 23 de Maio a Festa da Saúde e da Solidariedade. Uma iniciativa que durante três dias proporcionou a centenas de pessoas, o acesso a rastreios gratuítos e actividades lúdicas e desportivas, que envolveram a população local, e de outros concelhos limítrofes, transformando Cabeceiras de Basto, num Município mais Saudável.

Neste âmbito, meia centena de entidades deram corpo a um evento muito participado, que envolveu crianças, jovens e menos jovens, em actividades diversas, em palestras, em acções de sensibilização, entre outras, promovidas com o intuito de alertar a população para a necessidade de adoptar hábitos de vida mais saudáveis.

Assim, ao mesmo tempo que foi promovida uma sessão informativa alusiva ao tema «Os jovens e a Sexualidade: Educação para a Saúde e Felicidade»; foram igualmente promovidas actividades lúdicas recorrendo à utilização de materiais recicláveis, bem como promovidos rastreios e desportos radicais nas instalações do Centro Hípico de Cabeceiras de Basto.

De realçar também a a campanha de sensibilização «Sê solidário, Torna-te Voluntário», promovida pelo BLV, assim como várias sessões de teatro alusivas aos distúrbios alimentares, ao bullying e ao consumo de substâncias psicoactivas, levadas a cabo pelos alunos do Externato S. Miguel, do 12º A, pelo Grupo de Teatro «O Basto» e pelos alunos do 12ºD do Externato S. Miguel de Refojos, respectivamente.

A caminha «Juntos pelo Saúde», organizada pelo Centro Novas Oportunidades da Mútua de Basto/Norte, envolveu dezenas de participantes, num contacto directo com a natureza e com a prática desportiva, assim como, um passeio de bicicletas organizado pelo Associação Roladores de Basto e um sarau desportivo, fizeram igualmente parte do programa.

De destacar ainda nesta V Festa da Saúde e da Solidariedade, a realização da conferência “Cancro – Conhecer para Prevenir”, que teve lugar no Auditório do Centro Hípico e na qual qual participaram dezenas de pessoas que ali se deslocaram para ouvir falar a oradora convidada, Drª Sónia Fertuzinhos, deputada da Assembleia da República.

Na ocasião a oradora partilhou com o público presente a experiência por que passou, as angústias que sentiu e a luta que abraçou a partir de então, procurando através da sua actividade dar visibilidade pública e chamar a atenção para a necessidade de informar e de sensibilizar as pessoas para as doenças oncológicas que não são forçosamente uma “sentença de morte”, pois cada vez mais é possível ultrapassar, desde que detectadas e tratadas a tempo.

Na oportunidade chamou a atenção para as políticas públicas adoptadas nesta área da saúde e que no seu entender devem pugnar sempre pela dignidade humana.

Destaque ainda neste evento para a criação do Gabinete de Apoio à Família. Uma estrutura que tem como objectivos o apoio a famílias mais vulneráveis, tendo em vista dar respostas integradas e fazer o respectivo encaminhamento para as diferentes àreas de atendimento social.

O Gabinete de Apoio à Família passa a disponibilizar serviços de apoio jurídico, atendimento jovem, apoio a dependentes de álcool e de drogas, apoio a vítimas de violência doméstica, bem como serviços de mediação familiar. Será igualmente dinamizado o Centro de Orientação Vocacional e Profissional.

A quinta edição da Festa da Saúde e da Solidariedade, contou ainda com um animado programa musical, de que se destacou a actuação dos grupos «Os Cavaquinhos da Raposeira», «Água Viva», «Os amigos de Basto» e «Dança em Movimento».

De referir ainda que esta iniciativa foi organizada pela empresa Basto Solidário, com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e da empresa Emunibasto.

Scroll