Conteúdo

Centro de Teatro de Cabeceiras de Basto apresenta espectáculo Vira-Vida

População está convidada para o dia de estreia desta produção intergeracional, agregadora de profissionais e amadores

13 de maio, 2010
Recentemente constituído, o Centro de Teatro de Cabeceiras de Basto apresenta-se ao público sexta-feira, dia 14 de Maio, no Pavilhão Gimnodesportivo, a partir das 21h00m. Trata-se de uma organização da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, fruto da parceria estabelecida com o Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso.
 
Nas últimas semanas, o Centro  tem vindo a dinamizar oficinas de dança e movimento, expressão corporal e interpretação, máscaras e adereços, jogos dramáticos e música, envolvendo a população em geral e as associações e escolas do concelho, em particular.

Neste âmbito, o espectáculo Vira-vida estreia, consubstanciado numa mega produção artítica de memória, luz e som, que contará com a participação de dezenas de artistas, actores e figurantes, que desta forma se apresentam em palco.

Vira-vida é um espectáculo sobre a memória do nosso povo. Sobre os sonhos que nos esquecemos que vivem dentro de nós e sobre a vida que nos esquecemos de sonhar. Numa noite de luz, os heróis dos nossos sonhos vão cantar-nos e dançar-nos. Vindos da nossa imaginação e da nossa memória, vão representar para nós o vira da vida e fazer-nos virar a nossa vida também. E neste espectáculo pode ser que os nossos sonhos se tornem mais vividos e a nossa vida se torne mais sonhada”, como pode ler-se na sinopse alusiva à peça.

Uma produção intergeracional, agregadora de profissionais e amadores, que em dia de estreia, convida toda a população a assistir.

De referir que este é um projecto transformador da cultura e das artes, que oferece espaços para formação e experimentação artística e pretende estimular o desenvolvimento da cultura e das artes através de programas de formação e experimentação de artes cénicas integradas.

O Centro de Teatro de Cabeceiras de Basto (CTCB), que agora e pela primeira vez se apresenta ao público conta com o apoio de especialistas, actores e monitores, directores e artistas criadores, que semanalmente asseguram a continuidade das aulas, experiências, criações e montagem de espectáculos, direccionando a participação e a integração de Cabeceiras de Basto numa rede ampla de parcerias com outros centros e municípios associados.

O CTCB oferece programas dirigidos a diferentes públicos, com horários flexíveis que facilitam aos participantes o desenvolvimento de um programa completo de formação, ou se preferirem, a opção pelas aulas que sejam da sua conveniência.

Uma iniciativa da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto que tem como objectivo a participação de todos, tendo em vista a construção de novos tempos de transformação capazes de renovar os costumes e de valorizar a identidade, a tradição e dinamizarem as comunidades.

Um projecto abrangente, que conta já com uma dezena de municípios aderentes. Em Cabeceiras de Basto desde o dia 27 de Abril que se prepara a primeira apresentação pública, que tal como referido, terá lugar amanhã, dia 14 de Maio, no Pavilhão Gimnodesportivo desta vila Cabeceirense, a partir das 21h00m.
Scroll