Conteúdo

«A Fárria» de Bento da Cruz apresentado em Cabeceiras de Basto

Cenário desta obra é o Barroso, mais propriamente as Minas da Borralha e actividades ligada à exploração, mineração, comercialização e contrabando de volfrâmio

7 de maio, 2010
«A Fárria» de Bento da Cruz
De iniciativa da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, decorre  dia 8 de Maio, no Auditório do Centro Hípico, a apresentação do livro «A Fárria».

De autoria de Bento da Cruz, grande e justamente consagrado escritor barrosão, a obra será apresentada ao público cabeceirense a partir da 15h30m naquele espaço municipal.





O programa propriamente dito começa com a apresentação de uma filme alusivo à obra, seguindo-se a constituição da mesa na qual estão confirmadas as presenças dos Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto e Dr. Serafim China Pereira, respectivamente, do Vereador da Cultura, Dr. Domingos Machado, do autor, Dr. Bento da Cruz e ainda do Dr. António Chaves, amigo e estudioso da obra de Bento da Cruz a quem cabe a apresentação desta publicação.

Findas as alocuções previstas, terá lugar uma sessão de autógrafos.

Recorde-se que o autor sinalizou 50 anos de vida literária com a publicação do romance «A Fárria», patenteado pela Âncora Editora. Na linha dos seus romances anteriores, o cenário desta obra é o Barroso, mais propriamente as Minas da Borralha, onde, durante a II Guerra Mundial e também alguns anos depois, teve lugar uma intensa actividade ligada à exploração, mineração, comercialização e contrabando de volfrâmio. A esta actividade fervilhante e também ao ambiente de traficância, euforia e novo-riquismo proporcionado pelo lucro fácil, deu-se o nome de fárria.

O romance desenvolve-se segundo duas linhas que amiúde convergem: a história pessoal de Silvério Silvestre e a história das Minas da Borralha.
Considerado como mais um grande romance do autor, Bento da Cruz adianta que a publicação do mesmo marca o fecho da sua obra literária.

Na ocasião serão ainda comercializados alguns exemplares do livro. Para esta iniciativa foram também convidados outros autarcas e população em geral.
Scroll