Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Delegação da Boa Vista, Cabo Verde, visita Cabeceiras de Basto

No âmbito da geminação estabelecida entre as duas autarquias

5 de agosto de 2022
Delegação da Boa Vista, Cabo Verde, visita Cabeceiras de Basto
Uma delegação do município da Boa Vista, Cabo Verde, chegou hoje, dia 4 de agosto, a Cabeceiras de Basto para dois dias de visita ao concelho, no âmbito da geminação estabelecida entre as duas autarquias em março de 2009.

O presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, recebeu esta manhã o seu homólogo Cláudio Mendonça, presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Delegação da Boa Vista, Cabo Verde, visita Cabeceiras de Basto
Acompanharam os autarcas na sessão de cumprimentos e boas-vindas o presidente da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Joaquim Barreto, os vereadores Fernando Basto e Carla Lousada e ainda a vereadora e as diretoras de departamento do município da Boa Vista, Fabienne Oliveira, Denise Évora e Leididiana Ascenção, respetivamente.

Manifestando a sua satisfação por voltar a receber em Cabeceiras de Basto a comitiva do município da Boa Vista, o presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, destacou a importância da relação de amizade entre as duas comunidades, afirmando que a cooperação estabelecida é para manter e até reforçar.

Na oportunidade, o presidente da Câmara da Boa Vista agradeceu a hospitalidade com que foram acolhidos, partilhando as expectativas da delegação nesta visita a Cabeceiras de Basto, de onde levarão “muitas ideias” para “replicar” na Boa Vista. Cláudio Mendonça falou das especificidades e potencialidades turísticas da ilha, lembrando as dificuldades que a pandemia Covid-19 trouxe, com grandes implicações no turismo e economia local, à semelhança do que aconteceu um pouco por todo o mundo.

Na sua intervenção, o presidente da Assembleia Municipal enalteceu a cooperação entre as duas comunidades, destacando a Língua Oficial Portuguesa como “o património que nos une”.
Demonstrando a sua disponibilidade para colaborar neste processo de geminação, Joaquim Barreto, realçou as mais valias da partilha de conhecimentos e de experiências, assegurando que “a Boa Vista tem um manancial por explorar”.

Durante a manhã, a comitiva cabo-verdiana visitou a Casa do Tempo, o edifício dos Paços do Concelho e a Praça da República, onde se encontra a estátua d’O Basto. O programa de visitas a diversos equipamentos municipais, onde se inclui o Museu das Terras de Basto, prossegue no dia de amanhã, dia 5 de agosto.

Note-se que as geminações são um instrumento indispensável para facilitar a aproximação entre os cidadãos, os povos e as nações.

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto acredita que “estabelecer alianças entre municípios permite criar relações institucionais que possibilitam o conhecimento das vivências, o intercâmbio de ideias, experiências e soluções, numa Europa que se pretende mais forte e unida, mas também no Mundo cada vez mais global”.
Delegação da Boa Vista, Cabo Verde, visita Cabeceiras de Basto

Adicionar comentário

Scroll