Conteúdo

Festa da Orelheira e do Fumeiro visitada por milhares de pessoas

15 de fevereiro, 2010
A 14.ª Festa da Orelheira e do Fumeiro que decorre desde Sexta-feira, dia 12 de Fevereiro tem vindo a receber milhares de visitantes. O dia 14 de Fevereiro, foi um verdadeiro Domingo Gordo para os produtores/expositores de fumeiro instalados no Pavilhão Desportivo, espaço que acolhe mais uma edição deste importante certame.

Superando uma vez mais todas as expectativas, milhares de pessoas, têm passado por este Pavilhão para saborear e comprar os magníficos produtos derivados do porco, num verdadeiro festival de fumeiro que mãos laboriosas, com mestria e saber, confeccionaram para apresentar o que de melhor se produz não só nesta terra de Basto, mas também nos concelhos de Boticas, Montalegre e Vieira do Minho, que desta forma, marcam presença com vários stands.

Satisfeitos, muitos dos produtores começam a esgotar já os seus produtos, tornando necessária a reposição para os últimos dias do certame.

Por outro lado, a “tasquinha” de promoção gastronómica instalada naquele recinto, que tem registado grande afluência, apresenta as suas iguarias e petiscos e tem permitido a que muitos dos visitantes possam saborear estes genuínos produtos da Região.

Presentes estão também artesãos locais de lã, linho, tapeçaria e madeira, assim como produtores de mel, vinho verde e doces típico da região. Isto no interior do Pavilhão, porque, à semelhança do que vem acontecendo no anos anteriores, a festa propagou-se para o exterior, nas ruas circundantes, onde dezenas de comerciantes se instalaram para comercializar os mais variados produtos.

Do programa festivo destacou-se o “Leilão das Orelheiras”, levando muitos dos forasteiros a um intenso despique, com lanços rápidos, que em pouco tempo esgotaram algumas dezenas deste apreciado produto, recriando assim, uma tradição muito antiga destas terras de Basto.
Scroll