Conteúdo

Festa da Orelheira e do Fumeiro de 12 a 15 de Fevereiro em Cabeceiras de Basto

Festa decorre no Pavilhão Desportivo de Cabeceiras de Basto durante os próximos quatro dias

12 de fevereiro, 2010
Festa da Orelheira e do Fumeiro 2009
Abre hoje, ao público, pelas 17h00m, a 14.º edição da Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras de Basto. Um iniciativa que conta com a presença de 60 produtores/expositores, a maioria provenientes deste concelho, que desta forma contribuem para potenciar e promover os produtos genuínos da terra.
A festa, organizada pela Câmara Municipal e pela Emunibasto, procura a implementação de uma estratégia de apoio à agricultura tradicional e, simultaneamente, à dinamização sócio-económica e cultural do concelho.

A 14ª edição da Festa da Orelheira e do Fumeiro, que decorre no Pavilhão Desportivo de Cabeceiras de Basto, nos próximos quatro dias, espera comercializar cerca de 12.000kg de fumeiro e atingir um volume de negócios na ordem dos115.000,00 €.

Assim, no espaço da feira, está também instalada uma tasquinha devidamente equipada para promover a gastronomia local confeccionada à base de orelheira e de fumeiro, acompanhada pela broa, pelos doces e pelos vinhos verdes da região de Basto. Presentes estarão também 14 expositores de produtos locais, tais como o vinho, o mel, as compotas, os doces regionais e o artesanato a que se associam quatro instituições concelhias ligadas ao desenvolvimento rural deste concelho.

A promoção gastronómica está ainda presente em alguns dos restaurantes do concelho que aderiram à iniciativa, incluindo nas suas ementas pratos confeccionados com base nestes produtos locais.

À semelhança dos anos anteriores, este certame além de se apresentar como uma montra dos saberes, dos sabores e dos costumes tradicionais desta terra, integra ainda a componente lúdica e cultural de que se destacam os cantares populares, os cantares ao desafio, o folclore, as tocatas de concertina, acordeão e cavaquinho. O leilão das orelheiras é outra das actividades previstas de grande atractividade, já que recria uma antiga tradição desta terra, outrora usual em várias freguesias do concelho, no Domingo gordo de Carnaval.

O programa propriamente dito apresenta animação diversificada de que sobressaem, neste primeiro dia, uma actuação do grupo de bombos da Arborada, e do tradicional jogo do pau de Bucos, assim como a actuação do grupo de dança promovido pelo ginásio companhia atlética e do Rancho Foclórico Os Camponeses de Arosa. Amanhã, Sábado, o destaque vai para a actuação do Grupo de Concertinas “Os amigos do Retiro, de Pomar de Rainha”, uma tocata de concertina, bem como para o espectáculo de Revista «Portugalhadas», da Assciação D. Nuno Álvares de Fafe. No Domingo, dia 14 de Fevereiro, além do tradicional leilão de orelheiras, está prevista a actuação do Rancho Folclórico da Correlhã, do Grupo de Cavaquinhos “Dr. Gonçalo Sampaio de Braga” e dos cantares ao desafio com “Sargaceira e Celeste”.

O encerramento da 14ª edição da Festa da Orelheira e do Fumeiro está agendado para o dia 15 de Fevereiro, Segunda-feira, pelas 13h00m.
Scroll