Conteúdo

Cabeceiras de Basto acolheu primeira sessão dos Encontros de Basto e Barroso 2021

"Inovação, Educação e Inclusão na Era Digital" foi o tema da iniciativa

4 de novembro, 2021
Cabeceiras de Basto acolheu primeira sessão dos Encontros de Basto e Barroso 2021
A vereadora da Educação, Carla Lousada, participou ontem, dia 3 de novembro, na primeira sessão da 24.ª edição dos Encontros de Basto e Barroso, uma iniciativa dinamizada pelo Centro de Formação de Basto que decorreu no auditório da Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto, subjugada à temática geral ‘E depois da pandemia? Regresso ao futuro da Educação’.
No evento participaram também a Diretora Geral da Administração Escolar (DGAE), Susana Castanheira Lopes, bem como Jorge Morais do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Educação.

Na sessão de abertura usaram da palavra a vereadora da Cultura e a Diretora da DGAE, bem como a diretora do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, Céu Caridade. Coube ao diretor do Centro de Formação de Basto, João Carlos Sousa, encerrar a primeira sessão da 24.ª edição dos Encontros de Basto e Barroso.

Subjugado ao tema ‘Inovação, Educação e Inclusão na Era Digital’, esta primeira sessão dos Encontros de Basto e Barroso 2021 teve como oradores os docentes José Pacheco da Universidade do Minho e Rui Teles do Instituto Politécnico do Porto. A moderação esteve a cargo de Eusébio Machado do Centro de Formação de Basto.

Na oportunidade, a vereadora da Educação cumprimentou os convidados e a plateia de docentes das Terras de Basto e Barroso realçando a pertinência do tema da edição 2021 destes Encontros. Carla Lousada relembrou os impactos da pandemia nos diferentes setores de atividade, aos quais não escapou a Educação, cujos estabelecimentos de ensino tiveram de se adaptar às exigências do mundo digital para dar continuidade aos conteúdos programáticos.

Na sua intervenção, a Diretora Geral da Administração Escolar falou dos processos de digitalização da Educação, bem como dos desígnios da Escola Pública, deixando a todos, para reflexão e debate, várias questões relacionadas com os impactos da pandemia na Educação.

A diretora do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, depois de parabenizar o Centro de Formação de Basto pela organização da 24.ª edição dos Encontros de Basto e Barroso, disse tratar-se de “um momento muito significativo” para os Agrupamentos de Escolas que têm nesta iniciativa uma oportunidade para abordar temáticas atuais e debater novos paradigmas.
Scroll