Conteúdo

Câmara Municipal adquire 200 testes para rastreio ao Covid-19

20 mil euros para testar utentes de Lares e das Unidades de Cuidados Continuados de Cabeceiras de Basto

7 de maio, 2020
Covid-19
No seguimento de outras medidas já implementadas de contenção e combate ao contágio do COVID-19, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto começa, hoje, dia 7 de maio, a realizar testes de rastreio Covid-19 aos utentes dos Lares, das Unidades de Cuidados Continuados (UCC) e também das famílias de acolhimento do concelho, num investimento de cerca de 20 mil euros, integralmente suportado pela autarquia.
Para maior comodidade dos utentes, as colheitas serão efetuadas nas instalações das instituições e nas casas das referidas famílias de acolhimento que aceitaram a disponibilidade da Câmara Municipal para testar os seus utentes de forma gratuita.

O convite, realizado através da Proteção Civil Municipal, foi dirigido a todas as instituições com estruturas residenciais de idosos e, ainda, às Unidades de Cuidados Continuados e apenas duas dessas instituições não se mostraram interessadas nesses rastreios. Assim, a partir de hoje serão realizados rastreios no Lar de Bucos, Lar Nirvana, Lar da Misericórdia, UCC da Misericórdia e UCC da Basto Vida.

Das 18 famílias de acolhimento existentes, só duas não aceitaram efetuar o rastreio, procedendo-se, assim, à realização de testes em 16 famílias, num total de 37 utentes.

De salientar que os 200 testes vão ser executados a partir de hoje prolongando-se pelos próximos dias e têm selo de garantia de Laboratório certificado.

Refira-se também que, através do Agrupamento de Centros de Saúde do Ave, já anteriormente todos os funcionários das instituições referidas foram testados.

Depois da criação, em conjunto com os Municípios e Mondim de Basto e de Celorico de Basto, do Centro de Rastreio COVID-19, que funciona no Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos, para as pessoas portadores de P1 ou indicadas pela linha SNS 24, esta é mais uma importante medida que a Câmara Municipal toma no sentido de conter a propagação da infeção pelo novo coronavírus, salvaguardando a saúde da população mais vulnerável, idosos institucionalizados e seus cuidadores, bem como dos profissionais de saúde.
Scroll