Conteúdo

Câmara Municipal assegura distribuição de alimentos a 40 crianças

Apoio também para outras famílias que solicitaram de bens alimentares

1 de maio, 2020
Câmara Municipal assegura distribuição de alimentos a 40 crianças
De acordo com as diretrizes emanadas pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE), nas últimas semanas, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto tem fornecido bens essenciais aos agregados familiares economicamente mais débeis do concelho, com filhos no Escalão A.
No total estão a ser apoiados, semanalmente, 14 agregados familiares, assegurando-se assim refeições a um total de 40 crianças.

A autarquia de Cabeceiras de Basto, consciente das suas atribuições, bem como da sua responsabilidade social e atendendo a que a esmagadora maioria dos alunos com condições para beneficiar deste apoio – alunos do Escalão A do ensino pré escolar e 1º Ciclo – se encontra dispersa pelas diferentes aldeias, implementou, desde o dia 26 de março, um sistema de fornecimento de bens essenciais aos agregados com filhos no Escalão A, fazendo a entrega gratuita de produtos alimentares, porta a porta, semanalmente. De entre os alimentos distribuídos constam: arroz, massa, batata, peixe, carne, azeite e fruta.

Note-se que a medida implementada pela autarquia de Cabeceiras de Basto, apesar de não se ter registado qualquer pedido de fornecimento de refeições, para além de garantir a alimentação das crianças do escalão A do pré-escolar e 1.ºciclo, dá também resposta às restantes crianças do agregado familiar, apresentando-se esta como uma medida mais global e socialmente ajustada à realidade e características do concelho Cabeceirense.

De salientar ainda que, neste momento, a Câmara Municipal está também a apoiar outras famílias que solicitaram o fornecimento de bens alimentares, apesar dos alunos frequentarem outros níveis de ensino.

O fornecimento de refeições escolares aos alunos do ensino pré-escolar e 1.º Ciclo integrados no Escalão 1 de Abono de Família (Escalão A) surge na sequência das medidas definidas de carácter temporário, extraordinário e urgente, por força da situação epidemiológica do novo coronavírus Covid-19.
Scroll