Conteúdo

Cabeceiras de Basto inova com espetáculo online

Centro de Teatro apresenta tributo a Zeca Afonso com «Olhar Fraterno»

21 de abril, 2020
OLHAR FRATERNO - Tributo a Zeca Afonso
O Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB) está a preparar um magnífico evento - teatro ONLINE – de tributo a Zeca Afonso intitulado ‘OLHAR FRATERNO’ que estará em cena na página do facebook do CTCMCB, em facebook.com/ctcmcb, na noite de 25 de abril, a partir das 21h30.
Trata-se de “uma estreia absoluta” neste novo formato ONLINE que decorre da atual situação que vivemos e das restrições impostas pelo Estado de Emergência decorrente da pandemia provocada pelo Covid-19.

O desafio foi lançado a quarenta atores em quarentena para embarcarem nesta aventura criativa e ensaiarem esta peça em videoconferência, a partir das suas casas, em circunstâncias diferentes às habituais, culminando com a produção de uma encenação totalmente virtual que será apresentada na noite de 25 de abril.

‘OLHAR FRATERNO - Tributo a Zeca Afonso’ estreou em 2012 em Cabeceiras de Basto e foi a primeira criação do CTCMCB. Através de um novo olhar, os encenadores Armando Luís e Roberto Moreira revisitaram este espetáculo, reinventando-o num novo formato de apresentação ONLINE, tornando-o acessível à distância de um ecrã, em circunstâncias diferentes às que o público está habituado, mas com uma nova abordagem que, certamente, cativará os Cabeceirenses, em particular, e os utilizadores desta rede social, em geral.

Mantendo uma atividade regular desde 2012, através de oficinas de teatro e de trabalho artístico comunitário no concelho Cabeceirense, o CTCMCB, movido pelo sentido de compromisso com a comunidade, encontrou nesta condição de confinamento social, uma oportunidade de aproximação criativa e artística com o público e com os formandos das oficinas de interpretação teatral, quebrando barreiras de uma forma muito inovadora, apresentando uma peça que fala sobre liberdade e a falta dela, sobre confrontar os nossos medos silenciosos e dar-lhes voz, cantando-os.

Este é um espetáculo para maiores de 12 anos, criado a partir da obra poética de José Afonso.

Apesar dos condicionalismos atuais, o Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto continua, assim, desta forma inovadora, em formato ONLINE, a desenvolver atividades ligadas à promoção cultural através da criação de eventos que envolvam novas formas e abordagens artísticas.

Sinopse

“Olhar Fraterno é, primeiro que tudo, a concretização de um desejo antigo – homenagear o Zeca. É um espetáculo a preto e branco, cru! Tal como o país dos brandos costumes e dos agoniantes silêncios que Salazar tanto zelava. José Afonso, professor de liceu, cantor nas horas vagas e ativista por conta própria, ergueu-se desse silêncio com uma humildade contagiante... e cantou! Com a sua música protestou. Lutou com as suas baladas. Queremos que o público olhe para o homem, para os seus fantasmas; que conheçam o José, o Zeca e o Zéquinha. Uma pessoa simples que só desejava ter o seu tamanho real”.

ABSOLUTAMENTE IMPERDÍVEL!
Scroll