Conteúdo

Aprovado projeto de beneficiação da Rua Fonte de S. João

Câmara Municipal aposta na requalificação urbanística

28 de fevereiro, 2020
Rua Fonte de S. João
O Executivo Municipal Cabeceirense aprovou hoje, dia 28 de fevereiro, por unanimidade, o projeto de beneficiação da Rua Fonte de S. João, obra enquadrada na ‘Requalificação do espaço do Campo do Seco, vias envolventes e de enquadramento’, num investimento cofinanciado por Fundos Europeus através do Norte 2020, no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU).
A intervenção nesta rua, que liga o Campo do Seco à Rotunda do Rio, na vila de Cabeceiras de Basto, prevê a construção e/ou substituição de infraestruturas de águas pluviais, abastecimento público de água, iluminação pública e telecomunicações, bem como a pavimentação da faixa de rodagem, sinalização e a beneficiação de passeios e zonas de estacionamento. Seguem-se, agora, os procedimentos de reprogramação da candidatura e lançamento do concurso público para a adjudicação desta obra.

O ano de 2020 ficará também marcado pela conclusão e início de outras importantes obras de requalificação urbanística. Referimo-nos à obra do Campo do Seco que ficará concluída no início do 2.º semestre de 2020, espaço público de elevado valor patrimonial, histórico e sentimental para os Cabeceirenses que será totalmente renovado. A intervenção em curso vai melhorar as condições de circulação de veículos, de peões, de estacionamento e de estar das pessoas, bem como de adaptação para a realização da Feira Semanal e da Feira de S. Miguel. A empreitada conta com o apoio financeiro da União Europeia (NORTE-04-2316-FEDER-000178), no âmbito do mesmo Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU).

Em fase de análise de propostas dos concorrentes à execução da empreitada está a Requalificação Urbana da Avenida Capitão Elísio de Azevedo para a qual foi apresentada uma candidatura a fundos comunitários - Norte 2020, designadamente ao Aviso Norte-06-2018-27 referente ao Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS). Com um montante global de investimento superior a 2,2 milhões de euros, a obra permitirá a requalificação da área central da vila do Arco de Baúlhe, compreendendo uma vasta zona de intervenção que integra o nó viário do Arco de Baúlhe, estendendo-se pela Avenida Capitão Elísio de Azevedo até ao entroncamento com a Rua da Cerca Nova. Será também beneficiado o jardim público junto àquele nó viário e criado um anfiteatro.
O projeto dá primazia à circulação de peões, sendo assegurada, em toda a sua extensão, a circulação a pessoas com mobilidade reduzida, recorrendo-se para o efeito à elevação de passadeiras, à construção de passeios largos e acessibilidade a todos os edifícios existentes ao longo da Avenida Capitão Elísio de Azevedo.

No próximo mês de maio prevê-se o lançamento do concurso para a requalificação de duas entradas da vila de Cabeceiras de Basto. Estamos a falar da Rua do Pinheiro e da Rua Dr. Jerónimo Pacheco. As intervenções nestas duas ruas têm em vista a melhoria das acessibilidades com a construção de passeios, a instalação de infraestruturas de iluminação, a repavimentação, arborização e colocação de sinalética horizontal e vertical, bem como de mobiliário urbano.

Ambas as obras de requalificação urbanística serão apoiadas por fundos comunitários através do Norte 2020 no âmbito do quadro de compromissos do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) para Cabeceiras de Basto.
Scroll